contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Vereador Claudio Ramos garante recurso para a comemoração do Dia Nacional da Umbanda - POÁ COM ACENTO

publicado em:29/11/23 10:19 AM por: Redação PolíticaRegião

Por Pedro Ferreira

Depois de destinar verba obrigatória do orçamento local nos últimos anos para a realização da Semana da Consciência Negra na cidade, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) desta vez decidiu apresentar uma emenda individual impositiva nº03821 no valor de R$28.202,35 mil ao projeto de lei nº 0139/2023, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem para a comemoração do Dia Nacional da Umbanda. A data é festejada no país desde 2005 em 15 de novembro.

Para o petista, a Semana Municipal da Consciência Negra que é feita no período compreendido com o feriado alusivo ao movimento, em 20 de novembro de cada ano, data da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, já está contemplada no orçamento da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e, portanto, agora chegou o momento de colaborar com o pessoal ligado à umbanda. “No fundo, os representantes do movimento negra abraçaram a ideia e, com isso, fazem a principal comemoração da região”, diz.

Ainda, de acordo com o vereador, a cidade contabiliza hoje mais de 50 terreiros ou tendas de umbanda e, neste caso, os seus praticantes merecem o apoio financeiro oficial por parte da municipalidade por meio da sua emenda individual impositiva. O objetivo é valorizar a data e, ao mesmo tempo, contribuir para combater o preconceito contra essa atividade religiosa tipicamente brasileira. “No momento, a umbanda também fincou raízes na Argentina, o que demonstra a sua importância”, comentou.

A umbanda é formada a partir de vários elementos da cultura religiosa nacional como, por exemplo, o catolicismo, o espiritismo e cultos africanos. Na prática, o sincretismo resultou da proibição imposta pelos senhores de escravos às manifestações originárias da África. No Brasil, a religião possui várias vertentes, entre elas, a umbanda de caboclo, de influências indígenas; a Omolokô, da África; a esotérica ou iniciática e a popular, que mistura diversas tendências.

Fonte: AICMPF / Foto: Pedro Ferreira

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram

 





Comentários



Adicionar Comentário