CARNAMOCRÉIA JÁ VIROU TRADIÇÃO EM POÁ - POÁ COM ACENTO
Adilson Santos
O CarnaMocreia pegou mesmo em Poá, segundo informações a brincadeira começou com o Marcos Antonio Xavier, o Marcão que resolveu no carnaval reunir um grupo de amigos e começarem a brincadeira.
Marcão nasceu e morou em Santos até o ano de 2002 que veio para Poá, ainda em Santos havia o bloco Dona Dorotéia, que saia um domingo antes do carnaval com homens vestidos de mulher e ele participava.
Em 2003 Marcão e alguns moradores de Poá foram para Bertioga vestidos de mulher, fizeram uma parada na Rio Santos onde diversas pessoas desceram do carro e participaram da brincadeira em uma das paradas. Houve também em Poá partidas de futebol com os homens vestidos de mulher para brincarem. Já em meados de 2004 eles começaram a se reunir na Lanchonete Califórnia que ficava na Avenida 9 de Julho e começaram a brincadeira nascendo assim as Mocreias de Poá, pois na época conseguiram um caminhão de som que foi adaptado para ser um trio elétrico, e desfilaram pela cidade.
No ano de 2013 Ana Carolina Freitas Ribeiro, moradora de Poá e já participante do bloco das Mocreias, assumiu a organização da brincadeira, já que nesta época o Marcão se afastou. Com o crescimento do bloco ela fazia contatos com os clubes e levava a turma para brincar nos salões sociais, como continua até hoje.
Em diversas cidade no Brasil as pessoas brincam, sendo a maioria homens que se vestem de mulher. Mas o que é Mocreia?
Mocreia é uma gíria brasileira de caráter pejorativo, utilizado para se referir a uma mulher que seja muito feia, mal-ajeitada, deselegante e chata. Na cultura popular brasileira, as mocreias são mulheres velhas e desprovidas de beleza, e que também costumam ser ignorantes, chatas e sempre mal-humoradas. As mocreias são sempre associadas às bruxas ou, fazendo uma analogia animalesca, às cobras venenosas.
Mas como no carnaval tudo é brincadeira, em Poá o bloco está crescendo e a comissão organizadora hoje pensa em no ano que vem, se profissionalizar ainda mais e quem sabe estar em um espaço maior, nos informou um dos organizadores.
CarnaMocreia tem até música e brincarão no Espetinhos do China
Pensando no bem-estar dos foliões, o Espetinho do China que sempre organiza eventos intimistas na cidade, abriu as portas e vai receber o CarnaMocreia com um número limitado de pessoas que acontecerá no dia 15 de fevereiro.
Quem quiser participar, basta se vestir de Mocreia e vir brincar com a gente, declarou Carolina Freitas, a organizadora do Bloco juntamente com a equipe do Espetinho do China.
Conheça a música tema do bloco CarnaMocréia de Poá
Vamos lá Mocreias…
Mostrar como é que é…
Neste Carnaval homem vai virar mulher…
Refrão
O primeiro no Brasil, foi Roberto Gambine Moreira…
Que virou Roberta Close o travesti mais bonito que já se viu…
Refrão
Somos bofes, bofões e bofnhos…
Querendo extravasar…
A nossa alegria…
Porque somos de Poá…
Refrão
Bumbum paticumbum prucurundum…
As mocreias minha gente é isso ae…
Bumbum paticumbum prucurundum…
Fazendo todo mundo se divertir…
Serviço:
CarnaMocreia em Poá
Dia: 15/02/2020 (Sábado)
Hora: 18h