ENTREGA DE CERTIFICADOS PARA ENTIDADES CREDENCIADAS NO CMDCA - POÁ COM ACENTO
Aéssio Ramos Pinto
Aconteceu na manhã de hoje, 30 de julho, nas dependências do salão de eventos do Reino da Garotada de Poá, a solenidade de entrega de certificados às entidades governamentais e não governamentais credenciadas no colegiado Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Iniciando a cerimônia, a representante do Poder Público Juliana de Araújo Inácio falou das entidades interessadas e habilitadas para atendimento sócio educativo, orientação e apoio familiar entre outros previstos no Estatuto da Criança. Ela agradeceu a diretoria do Reino da Garotada pela cessão do espaço e acolhimento do importante evento. Ressaltou que o CMDCA através da Comissão de Visita e Análise de Documentos e por intermédio da Resolução CMDCA 003/2019, realizou árduo trabalho para que houvesse a entrega de certificados nesse dia.
Após, Juliana convidou para a formação da mesa diretiva, o presidente do Conselho Márcio Lira; o Secretário Municipal de Segurança Urbana, comandante Carlos Setsuo; representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Leonice; representante da Secretaria Municipal de Esportes, Toni e representante da imprensa local jornalista Aéssio Ramos Pinto.
O presidente Márcio Lira fez a abertura oficial enfatizando que o momento é muito importante para todos por regulamentar as instituições para desenvolverem ou dar continuidade aos trabalhos sociais no Município. Para ele, a importância tem uma nobreza indiscutível porque o futuro está nas crianças. Falou ainda das dificuldades em se manter uma estrutura como a do Conselho e também sobre cada entidade em desenvolver o trabalho, independente de ser grande ou pequeno, uma vez que o Poder Público não alcança a causa. “É necessário que cada entidade atue para juntos resolvermos este problema com dedicação e a doação de algumas pessoas; é mais importante observarmos a causa e não o interesse financeiro para não nos deixarmos que os maus nos bloqueiem”, concluiu Márcio referindo sobre a emoção que estava sentindo de chegar naquele momento, onde teve uma história muito difícil de vida e de muita superação.
Em seguida a execução do Hino Nacional, falou a representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Leonice que disse sentir uma grande felicidade em saber que as pessoas que doam o seu tempo, se dedicando voluntariamente, têm um compromisso e responsabilidade com as crianças da cidade de Poá. Informou sobre as demandas do Conselho da Criança e do Adolescente que muitas pessoas desconhecem; as pessoas trabalham mesmo e não é somente participação em reuniões que ocorrem mensalmente. “Só tenho que agradecer enquanto representante da administração pública quero enaltecer o trabalho de todos, bem como às entidades que estão recebendo a certificação que serve para consolidar e legitimar um trabalho que já vem realizando há muitos anos 24 horas por dia, com um olhar e trabalho voltados às famílias”, finalizou.
Receberam Certificados as seguintes entidades: Aldeia Infantis SOS Brasil; Associação Cultural Opereta; Associação de Amparo a Criança e ao Adolescente “Paulo de Tarso”; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Poá (APAE); Associação Desportiva e Cultural Luz da Manhã (ADCLA); Associação Grupo Esperança – Crianças, mãos e mentes em ação; Guarda Mirim de Suzano; INFAP – Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais para cidadania; Instituição Cristã Beneficente Verdade e Luz – Batuíra; Instituto Gerando Falcões; Juventude Cívica Poaense – JUCIP; Reino da Garotada; Secretaria Municipal de Segurança Urbana; Programa Anjos da Guarda SMADS e Secretaria Municipal de Esportes.
Representaram o Poder Público: Ruan Santos Nascimento, Elaine, Adriana e dona Lia. No encerramento, os convidados participaram de um Café da Manhã especialmente preparado pelo Conselho.