Poá tem “Dia D” de vacinação neste sábado, informa Provisor - POÁ COM ACENTO
Ação contra a poliomielite, multivacinação e Covid-19 será em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das 9 às 16 horas
A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar o “Dia D” de vacinação neste sábado (20/08), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, das 9 às 16 horas. Serão aplicadas doses contra a Poliomielite, Multivacinação e Covid-19. O objetivo é atender os munícipes que não conseguem comparecer nos horários habituais de vacinação, de segunda a sexta-feira.
A vacina da Poliomielite é voltada para crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já a multivacinação, para crianças e jovens de zero a quatorze anos, 11 meses e 29 dias. No mesmo dia e horário, também será ofertada a aplicação do imunizante contra a Covid-19 para todos os grupos já contemplados. Para receber qualquer uma das vacinas é preciso apresentar um documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação do paciente.
É importante ressaltar que a Campanha da Covid-19 está atendendo crianças a partir dos três anos com comorbidades, deficiência permanente grave e/ou imunossupressão, e de quatro anos sem comorbidades, bem como adultos a partir de 18 anos já com a quarta dose, com intervalo de quatro meses da terceira dose.
O programa tem como intenção facilitar o acesso às vacinas para aquelas pessoas que não conseguem comparecer às UBS’s durante o horário normal de vacinação, de segunda a sexta-feira.
“Completar as cadernetas de vacinação é extremamente importante para garantir a proteção contra diversas doenças contagiosas, e para isso, imunizar o maior número de jovens é a nossa meta. Convoco também todas as pessoas que estão com alguma dose contra a Covid-19 em falta ou em atraso para receber o imunizante neste sábado”, comenta o Secretário de Saúde, Alexandre Provisor.
Ministério da Saúde reforça o chamado
Amanhã (20) é o Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta. A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos.
A mobilização nacional ocorre neste sábado, mas estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de 1 a menos de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.
O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.
“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, realizada com sucesso desde 1980”, lembra a pasta.
A imunização contra a covid-19 também está em andamento, e as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos. Também não há necessidade de aguardar intervalo mínimo entre a vacina contra a covid-19 e outras da campanha.
As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Fonte: AIPMP / Foto: Divulgação / Erasmo Salomão / Ministério da Saúde