Pessoas devem se vacinar dentro do prazo da campanha para evitar os possíveis agravamentos da gripe. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar

2018-05-12 Campanda Nacional de Vacinacão Flavio Aquino (1).jpgA 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza seguirá até 1º de junho em Poá. No último sábado (12) foi realizado o Dia D de imunização. A meta no município é atingir aproximadamente 20 mil pessoas e até o momento aproximadamente 9.000 vacinas já foram aplicadas. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar os postos mais próximos para receber a vacina gratuitamente.

Segundo a secretaria de saúde, o grupo prioritário é composto por pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes puérperas até 45 dias após o parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, condições especiais, indígenas, profissionais da saúde e professores. “A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada para atender a todas as pessoas do chamado grupo prioritário e temos certeza que alcançaremos a nossa meta, que é o de imunizar o maior número de pessoas possível”, informou o responsável da pasta.

A vacina está disponível nas 13 Unidades Básicas de Saúde do município, as quais atendem das 8h às 15h30. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, a orientação é a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

As pessoas devem se vacinar dentro do prazo da campanha para evitar os possíveis agravamentos da gripe. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe.

Fonte: Prefeitura de Poá – Foto: Flávio Aquino