contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

PISCINÃO DE POÁ AINDA FALTAM 40% DAS OBRAS PARA SUA CONCLUSÃO - POÁ COM ACENTO

publicado em:20/09/18 2:33 PM por: Redação DestaquePoá
Adilson Santos

Estado atual das obras do piscinão de Poá olhando no sentido da Vila Romano para o centro da cidade

Apesar de não definir prazo par a o término das obras, secretário de Governo afirma que os esforços se concentram na conclusão das mesmas antes do próximo período crítico de chuvas

A reportagem da #PCA esteve visitando as obras do piscinão, e ouviu o atual secretário de secretário de governo, comunicação social, meio ambiente e recursos, obra públicas, planejamento, orçamento, gestão e habitação Augusto de Jesus que traçou um panorama sobre o atual estágio das obras do piscinão na cidade, onde afirmou que o término das mesmas é prioridade do Governo, o qual se esforçará para que isso aconteça antes do período de chuvas.

Estado atual das obras do piscinão de Poá olhando no sentido do centro da cidade para a Vila Romano

No entanto, apesar da sinalização de atenção dispensada ao projeto, o secretário não arriscou definir prazo sobre a real conclusão das obras, bem como não descartou a possibilidade de atraso nos trabalhos, com o surgimento de eventuais problemas. O equipamento fica na Vila Romano.

Com 60% de avanço nessa primeira fase das obras, de acordo com as constatações de técnicos envolvidos nas operações, Augusto frisou que em breve será iniciada a segunda fase do projeto, que consiste em realização de obras complementares no entorno do piscinão, como área esportiva e conclusão do parque linear, entre outras. segue a entrevista com o secretário.

PCA: Augusto, a respeito das obras do Piscinão, hoje nós vimos que está com 60% das obras concluídas, é isso? A laje de baixo, a bem dizer, já está pela metade, tudo concretada. Queria que você nos dissesse a respeito do andamento das obras do Piscinão de Poá.

As bombas tem grande poder de vazão, veja pelo tamanho da mão se um homem na saída da tubulação

Augusto de Jesus: Nós estivemos em vistoria lá na obra do piscinão, agora pela manhã. Conversando com o encarregado, ele falou que passa de 60% o estágio de obras realizadas e está numa fase bem adiantada. Aquela parte da demolição da rocha, que era uma preocupação grande, inclusive, até pelo material utilizado para fazer a ruptura das rochas, hoje nós pudemos constatar que já está num estágio bem avançado e logo vai ser concluída. Com a remoção daquela rocha – que era o grande entrave que estava tendo para que avançasse mais as obras -, será possível ter agilidade.

Vimos também que tem vários pontos aguardando a concretagem, está se fazendo as fôrmas daquelas escadas hidráulicas, que vão receber as águas do piscinão. Aquelas escadas hidráulicas tem mais dois lances ainda para ser feito, para baixo daquele que nós vimos e isso é prioridade para o governo. O governo deve fazer todo esforço aí para poder concluir essas obras antes, inclusive, desse período mais crítico de chuvas, do ano que vem.

Pedras no solo que estão sendo implodidas para o término da concretagem

PCA: Augusto, quando você fala em término de obras desse período crítico, pela sua avaliação daqui a quanto tempo a gente consegue já ter o ´piscinão 100% concluído? Apesar de que, pelo que vimos lá, ele já faz a contenção das águas que, quando vêm, ele já absorve e fica lá, vamos dizer, ‘guardada’ e depois as seis bombas já estão funcionando e podem fazer o esgotamento, não é? Ele já recebe a água da chuva, por isso que, com essas chuvas fortes que tem tido na cidade, por enquanto não houve alagamento ainda, não é? Mas, a previsão de término total da obra qual é, Augusto? Qual o tempo?

AJ: Os recursos que o Governo do Estado destinou, através do FUMEFI (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), foram muito importantes para a obra não ficar paralisada. Foram quatro milhões do Governo Estadual, que incrementou um pouco mais essas obras e já estão sendo bem utilizados nessa parte de concretagem que nós pudemos ver. A previsão é de terminar antes do começo do período de chuvas, mas pode ter algum problema ao longo desse período e aí sofrer algum atraso.

É bom lembrar que existem duas fases do Piscinão. A primeira fase é o reservatório de contenção de cheias, aquilo que nós vimos lá. A segunda fase entra num projeto mais de detalhes, de área esportiva, um parque linear que será feito ao longo do trecho, do canal, do córrego ali. Então, essa segunda fase, logo também estará sendo iniciada.

 

Resposta do Departamento de Comunicação
Nossa reportagem entrou em contato com o departamento de comunicação da prefeitura com as seguintes perguntas:

Quantos por cento da obra já está concluída?

Hoje na atual situação, qual é o risco de termos enchentes na área central da cidade?

Qual a quantidade de água que poderá ser armazenada no piscinão?

Quantos motores de sucção de água tem instalados e qual a potência de cada um deles? Que vazão tem cada um?Sobre os estouros e bombas usadas, onde teve vizinhos que não foram avisados e tem reclamado: Teve algum dano causado? Do que se trata as explosões?

Como são feitas as explosões e para que servem?

Quem irá gerir o piscinão?

Que trabalho tem sido feito no quesito impacto social na vizinhança, e no entorno? Porque foi interrompido? Quando será retomado? O que será feito?

Qual é o prazo de entrega da obra?

Quem é a empresa e engenheiro responsável pela obra?

Nota enviada pelo departamento:

O prefeito de Poá, Gian Lopes, acompanha de perto o andamento das obras do Piscinão da Vila Romana e os trabalhos no local estão em ritmo acelerado com a concretagem total do fundo e das laterais. Todas as bombas do reservatório de água também estão funcionando, após a configuração do sistema automático do controle de nível do piscinão e do Córrego Itaim através de sensores. Na prática, o piscinão já está em operação para evitar alagamentos da região central durante o período chuvoso.

Foto: Adilson Santos


A última modificação foi feita em:Julho 1st, 2021 as 19:26




Comentários



Adicionar Comentário