POÁ RECEBERÁ FAMILIARES DE PADRE EUSTÁQUIO DIRETO DE HOLANDA - POÁ COM ACENTO
Delcimar Ferreira
Comitiva virá para participar da festa de 75 anos de morte do beato e vai gravar um documentário
O mês de agosto será de muita fé, devoção e festa em louvor ao beato Padre Eustáquio, em Poá. No ano em que se celebra 75 anos de sua morte, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes vai receber nos dias 23 e 26, familiares do religioso diretamente da Holanda, país-natal do vigário que está a um passo de se tornar santo pela Igreja Católica.
Os familiares de Padre Eustáquio virão com uma comitiva de oito pessoas, incluindo uma equipe de filmagem que trabalha para produzir um vídeo-documentário sobre a história de vida do pároco e os lugares por onde ele passou durante o sacerdócio na Europa e no Brasil.
Segundo o sobrinho Will van den Boomen, em Poá, o objetivo é aproveitar a ocasião das festividades sobre o beato para registrar imagens dos devotos nas missas, bem como dos locais frequentados pelo seu tio, como a antiga casa paroquial, transformada em museu, a estátua em tamanho natural localizada no centro da cidade, entre outros pontos. “Uma equipe de filmagem de quatro pessoas vão passar em Poá e também em Romaria e Belo Horizonte, cidades em que Padre Eustáquio esteve durante sua passagem pelo Brasil”, contou Boomen. No dia 23, o grupo irá conhecer a cidade e gravar imagens para o documentário. A programação com os holandeses se encerra no dia 26 com a participação na missa, às 10h30, na Igreja Matriz.
Festa
De 18 a 30 de agosto, a trezena de oração terá uma programação religiosa e social. Com o tema “75 anos de Saúde e Paz” e o lema “Tudo passa… só Deus fica, eternamente”, os festeiros Leandro de Amorim e Sabrina Crescini Amorim e os capitães de mastro Antônio Benedito dos Santos e Maria Aparecida Correia dos Santos planejaram uma série de atividades nestes 13 dias de festa. Durante este período haverá a reza do terço sempre às 18h30 e às 19h30, a missa com a presença de um padre diferente todos os dias. Durante a celebração eucarística haverá bênçãos especiais para cada dia e a tradicional benção da água, que os devotos levam para pessoas doentes. Os fiéis são convidados a fazer uma oferta solidária de alimentos que serão dedicados às famílias atendidas pela Cáritas Paroquial. Já a quermesse acontece nos dias 18, 19, 25 e 26, a partir das 18 horas, em frente à Matriz.
No dia 19 haverá a 3ª Caminhada de Padre Eustáquio. A concentração para a saída será às 8 horas, em frente à igreja e seguirá até a Fonte Primavera, com uma missa de encerramento.
No dia 26, das 8h às 13h, acontecerá a Ação Global, um dia de prestação de serviços à comunidade. Diversos profissionais da área da saúde, beleza, bem-estar e jurídica vão trabalhar voluntariamente para atender a população de graça. A Cáritas também organiza um bazar com diversas roupas e objetos doados pelos paroquianos para serem escolhidas por famílias carentes da cidade.
No dia 30, data em que se celebra o aniversário de morte de Padre Eustáquio, haverá duas missas, a primeira dedicada aos doentes e enfermos, às 15 horas, na Matriz e a de encerramento da festa, às 19h30, com procissão, presidida pelo padre Reginaldo Martins da Silva.
Museu
Durante os horários de funcionamento da festa, o Museu Padre Eustáquio permanecerá aberto para visitação pública com uma exposição especial para comemorar os 75 anos de promoção de Saúde e da Paz, lema proclamado pelo beato durante sua vida religiosa. Com um acervo de mais de 70 itens, o grupo Amigos do Museu Padre Eustáquio, responsáveis pela manutenção do espaço cultural vai reunir itens inéditos como fotos e documentos que ainda não fazem parte da exposição permanente. O museu funcionará das 18h às 22h nos dias de semana e das 9h às 22h aos sábados e domingos durante a festividade. Nos demais dias, a visitação funciona todo terceiro sábado de cada mês, das 14h às 18h. Grupos acima de dez pessoas precisam agendar a visita. O telefone para agendamento é o (11) 99165-8409, tratar com Delcimar.
Quem foi Padre Eustáquio?
Nascido no dia 3 de novembro de 1890, em Aarle Rixtel, na Holanda, com o nome de batismo de Humberto van Lieshout, assumiu o nome de Eustáquio após ser ordenado padre pela Congregação dos Sagrados Corações. Em 1925 veio em missão para o Brasil e chegou em Poá para se tornar o primeiro vigário em 1935. Conhecido por abençoar multidões de fiéis com a água existente na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, morreu em 30 de agosto de 1943, em Belo Horizonte-MG e desde então começou o processo de análise para sua canonização. Atualmente, o Vaticano já reconheceu um milagre atribuído a ele, de forma a conceder o título de beato. Para ser considerado santo será necessário o reconhecimento de um segundo milagre pela Igreja Católica.