contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Há momento certo para iniciar o processo de sucessão na minha empresa? - POÁ COM ACENTO

publicado em:14/06/24 1:58 AM por: Redação Artigo

Por Wilson Bego

No dinâmico cenário das empresas familiares, uma das perguntas mais cruciais é: “Quando é o momento certo para iniciar o processo de sucessão?” A resposta a essa pergunta pode determinar a continuidade, a estabilidade e o sucesso a longo prazo da empresa.

A sucessão bem planejada é vital para garantir que a empresa não apenas sobreviva, mas prospere após a transição de liderança. A falta de um planejamento sucessório adequado pode levar a conflitos internos, perda de confiança entre stakeholders e, em casos extremos, à falência da empresa.

Quando Iniciar o Processo de Sucessão?

O processo de sucessão deve ser iniciado o quanto antes, idealmente anos antes da transição efetiva. Isso permite tempo suficiente para identificar, preparar e formar os sucessores adequados. Aqui estão alguns pontos importantes que precisam ser considerados durante o processo:

1. Planejamento Antecipado
Iniciar o planejamento sucessório com antecedência é uma prática recomendada. Isso não significa apenas escolher um sucessor, mas também prepará-lo adequadamente. A preparação deve envolver desenvolvimento de habilidades, conhecimento profundo do negócio e alinhamento com a cultura organizacional.
2. Identificação de Sucessores Potenciais
Identificar sucessores potenciais, de acordo com o momento da empresa e o seu planejamento para o futuro; e envolvê-los no negócio desde cedo permite uma transição mais suave. Analisar o perfil dos candidatos, com a ajuda de profissionais especializados, torna a escolha do sucessor mais bem-sucedida.
3. Estruturação de Governança
A implementação de uma estrutura de Governança robusta, como conselhos de administração e comitês consultivos, é essencial. Essa estrutura pode orientar o processo de sucessão e garantir que a transição ocorra de forma organizada e estratégica.
4. Preparação do Sucedido
Além de desenvolver os sucessores, preparar o sucedido para esta nova fase da empresa é essencial. Ajudá-lo a se desenvolver para assumir novos papeis na organização e orientá-lo sobre como aconselhar e apoiar as novas gerações pode ser determinante durante e após a sucessão.

Não existe uma resposta única para quando iniciar o processo de sucessão, mas a chave está em começar cedo e planejar de forma estratégica. O planejamento sucessório não é apenas uma questão de garantir a continuidade do negócio; trata-se de preservar o legado e os valores que definem a essência da empresa familiar.

Com um plano de sucessão bem estruturado, as empresas familiares brasileiras podem navegar pelas complexidades da transição de liderança, garantindo que seu impacto positivo perdure por muitas gerações.

O futuro das empresas familiares depende de como elas preparam hoje as suas próximas lideranças. Adotar uma abordagem proativa e estratégica no planejamento sucessório é, portanto, um investimento fundamental para a perpetuação do sucesso e da herança das empresas familiares.

Wilson Bego é consultor empresarial em gestão de empresas, engenheiro mecânico, pós-graduado em Administração Industrial pela USP, pós-graduado e MBA em Marketing pela Madia Marketing School, Consultor Master pelo programa de Mentoring, Coaching e Certificação de Consultores de Empresas pela MMM.

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.

Ouça a rádio que toca Flash Back 24 horas no ar clicando aqui:  https://www.radiopca.com

 





Comentários



Adicionar Comentário