Prefeita de Poá recebe coordenadoras e material do curso de Promotoras Legais Populares - POÁ COM ACENTO
Da redação
Na tarde do dia 11 de outubro a prefeita de Poá Marcia Bin (PSDB) recebeu em seu gabinete a coordenadora do curso de Promotoras Legais e diretora do SASPE (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais) de Suzano a advogada Sandra Lopes Nogueira, acompanhada de Shirley Rodrigues e das co coordenadoras do curso de Poá, Andrineia Gomes e Janaina Buno, juntamente com algumas alunas do núcleo de Poá.
Para Andrineia Gomes este dia foi importante, pois a cidade recebeu a nossa coordenadora, com o aval da primeira dama de Suzano Larissa Ashiuchi, Sandra explanou para a prefeita todo o formato do curso de Promotoras Legais Populares como funciona e foi protocolado um ofício para a expansão na cidade de Poá do curso que começou em Suzano com OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 1998. Neste dia podemos dizer que foi histórico, pois já estamos formando neste ano aqui no núcleo de Poá a segunda turma de PLP’s com o apoio de Suzano, finalizou Andrineia.
Para Janaina Bueno, também co coordenadora do curso, é de suma importância este conhecimento, pois podemos dar para estas mulheres informações sobre os direitos, discriminação, violência doméstica, violações de direitos, e no combate a desigualdade entre homens e mulheres, podemos ver um despertar de conhecimento na vida de muitas finalizou Janaina.
Sandra Nogueira disse em suas redes sociais: O curso de a Plp’s de Suzano, esteve no gabinete da Prefeita de Poá, Márcia Bin, acompanhadas de Shirley Rodrigues, Andrineia Gomes, Janaina Bueno e as PLP’’s de Poá Entregamos o material do projeto Promotoras Legais Populares e o projeto Mulheres fazendo história na cidade de Suzano, e pedimos apoio em nosso nome e em nome da administração pública. Rogamos que o núcleo de Poá receba o apoio que Suzano recebe do poder público, o qual tanto auxilia em nossos projetos. Avante PLP’s !
O núcleo de Poá tem entre suas formandas Marcia Bin, que será a primeira prefeita do Alto Tietê e Grande São Paulo a se formar em PLP, e também não posso deixar de agradecer a este time de mulheres que fazem parte do curso e estiveram compondo a comitiva; Kelly Aparecida Pedro, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da GCM de Poá, Celeide Pereira Soares, Vanuzia Brito presidente das Mulheres Sábias, Teresinha Paz, Iris Barroso, Vania Cardoso e Michelle Araújo, finalizou Andrineia.
Saspe fez parceria com faculdades para criação de novos núcleo de PLPs
A Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), firmou uma parceria com o Centro Universitário Piaget (Unipiaget), o Campus Suzano do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Faculdade Unida de Suzano (Uniesp) com o objetivo de proporcionar às alunas destas instituições o acesso às aulas do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs).
A parceria propôs a criação de um novo núcleo da capacitação via grupo de WhatsApp exclusivo para estas entidades, de modo que as mulheres integrantes participem e tenham contato semanalmente com aulas inéditas acerca de temas diversos, como o cumprimento de leis para superar e combater discriminações de qualquer espécie, reivindicação de direitos dos cidadãos, entre outros. Atualmente, o novo núcleo de PLPs conta com 25 alunas da Unipiaget , 16 da Uniesp e 11 do Campus Suzano do IFSP.
O projeto se destaca por disponibilizar as aulas a mulheres de todo o Brasil em estados como Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso. Além disso, alunas de localidades mais próximas a Suzano também participam dos núcleos em Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Poá.
“A cada ano o curso cresce e floresce graças à importante participação dos professores que vêm compartilhar seus saberes. Todos os voluntários seguem firmes e fortes em combater a desigualdade que ainda existe entre homens e mulheres em nosso país. Fico feliz em poder participar desse projeto e ver que ele está gerando conhecimento para mulheres de Suzano e de outras cidades”, disse Sandra Lopes Nogueira, coordenadora da iniciativa.
Por sua vez, na visão da dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a parceria é uma importante ferramenta para garantir que mais pessoas consigam participar do curso. “Nosso objetivo é alcançar cada vez mais pessoas, fazendo com que as mulheres tenham condições para superar situações de exploração, discriminação e desigualdade e formando-as para reconhecerem os diversos tipos de violência aos quais estão expostas todos os dias, para, a partir disso, enfrentar e combater o problema” definiu.
Vale destacar que o curso é ministrado por professores de diversas áreas do conhecimento, como direito, saúde e segurança pública. Os encontros também contarão com atividades extras, a exemplo de eventos, oficinas e seminários. Todo o conteúdo é postado no canal oficial da Prefeitura de Suzano no YouTube.
Fotos: Adilson Santos / Ângulo Produções / Divulgação
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram