Loja Maçônica União e Perseverança promove jantar de aniversário - POÁ COM ACENTO
Por Sergio Rodrigues
Ao completar 39 anos de atividade em Poá, irmandade prevê aumentar a sua participação em ações sociais na cidade
Uma noite animada num sábado frio, mas com bastante calor humano, permeou o salão de festas da Loja Maçônica União e Perseverança, em Poá, evento marcado para celebrar os 39 anos de atividades do templo maçônico, um símbolo de irmandade e coletividade entre os membros e de solidariedade com a população poaense, marcadamente a parcela em situação de vulnerabilidade social.
A irmandade da Maçonaria de Poá realiza importantes ações na cidade e embora suas atitudes de benemerência sejam discretas, merecem o reconhecimento público, afinal de contas são quase quatro décadas prestando bons serviços à coletividade.
O portal POÁ COM ACENTO, que esteve realizando a cobertura durante as comemorações do 38º aniversário, no ano passado, repete a dose neste ano, registrando mais uma vez a beleza do jantar dançante, organizado para recepcionar os irmãos e cunhadas e convidados, que abrilhantaram a noite.
Muito boa comida, assinada pelo Buffet Stylus, ao som da banda de Demétrio Ferrari, que trouxe um repertório eclético, com música dos anos 70, 80, 90 e até hits atuais, indo do tradicional “iê iê iê”, passando pelo rock romântico, e chegando ao sertanejo, forró e até uma batidinha meio “funk”, atualíssimas.
O venerável mestre Derivaldo Alves, o “Deri” acompanhado de sua esposa Teca Nascimento abriram as portas para receber muita gente bonita e interessante. Foram dar-lhe um abraço e o seu prestígio Claudinei Marcelino, coordenador de uma das 4 regionais de Mogi das Cruzes, a qual a União e Perseverança é integrante.
O venerável também recebeu Francisco Peres, secretário da 28ª Região Administrativa do Grande Oriente de São Paulo (GOSP); Carlos Alberto Momose, da Loja Maçônica Ferraz de Vasconcelos (2516); Miguel Comitre, ex-prefeito e membro da loja; José Luiz Castagna, deputado estadual que atua há 17 anos na loja de Poá.
Foi também uma noite de homenagens. O venerável Deri presenteou algumas personalidades que a seu ver desempenham importantes papéis em benefício da irmandade. Chico Peres, Miguel Comitre, André do Carmo, Claudinei Marcelino, Sidney Calil, Anderson Humberto, José Castagna, Fernando di Lascio, Neurisvan da Cunha e outros.
Uma homenagem especial foi prestada a Theodoro do Carmo, comendador do GOSP. Este é um título raro no âmbito da Maçonaria. Para merecer esta comenda, o membro tem que estar há 50 anos ininterrupto fazendo parte da irmandade. Theodoro contou à reportagem que já é Maçon há 54 anos, hábito que herdou do avô e no qual também iniciou seus dois filhos.
O empresário Neurivan da Cunha, que é um mestre maçon, explicou que os membros da Maçonaria realizam benemerência durante todo o ano, ajudando centenas de famílias em situação de carência. Por que isto não é mostrado nas mídias sociais e na imprensa. “Aqui, seguimos o lema de fazer o bem sem olhar a quem. Não temos o objetivo de aparecer”, disse ele.
Chico Peres também acentuou que a irmandade não visa glamour e nem se preocupa com o aplauso público. “Nossa função é servir, e fazemos isso discretamente, sem se preocupar com recompensa”.
Teca Nascimento, presidente da “Fraternidade Feminina” e esposa do venerável Deri, comanda diversas ações sociais que a loja União e Perseverança realiza. Teca, que está terminando o seu mandato (o primeiro do braço feminino em Poá), apresentou a sua vice e futura presidente da Fraternidade Marlene Zielki Calil.
O venerável Derivaldo Alves explicou que está na fase final de seu segundo mandato. Todos ali são unânimes em apontar a sua gestão como uma das melhores à frente da União & Perseverança. Inclusive, a festa do 38º aniversário foi marcada pela inauguração do belo salão de festas onde hoje acontecem as homenagens e eventos sociais. Uma conquista primorosa de Deri e sua diretoria.
“A Maçonaria é isto aqui que vocês estão vendo. Sem segredos, sem mistérios. Aqui somos homens e mulheres, ‘irmãos’ e ‘cunhadas’, que nos juntamos para praticar o bem. Durante o ano, prestamos assistência a famílias necessitadas, com cestas básicas, atendimentos sociais, festas para crianças. E agora estamos preparando a nossa festa de Natal, onde atenderemos centenas de crianças da comunidade. Vocês, da imprensa, são importantes para mostrar aquilo que estamos realizando. As provas vocês estão vendo”, disse ele, ao explicar que a discrição é uma norma a qual os maçons seguem à risca.
No ano que vem, a Loja completará 40 anos. “No próximo aniversário, não estarei mais como o venerável daqui, vou passar o bastão. Mas com certeza faremos um grande evento para celebrar. E espero que vocês estejam aqui novamente, dando o seu prestígio”, encerrou Deri que, segundo colegas da irmandade, deve acumular funções de direção em uma nova loja.
Fotos: Adilson Santos / Ângulo Produções
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram