O QUE A SECRETARIA DE INDUSTRIA, COMÉRCIO, EMPREGO E RELAÇÕES DO TRABALHO TEM FEITO NA PANDEMIA? RICARDO MASSA EXPLICA - POÁ COM ACENTO
A reportagem do portal POÁ COM ACENTO #PCA entrou em contato com o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho Ricardo Massa em relação a Pandemia, nesta crise do Coronavírus, que enviou a seguinte informação.
À Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho tem estabelecido e implementado uma política relacionada com o desenvolvimento da indústria, a expansão do comércio e das atividades de prestação de serviços e coordenado o inter-relacionamento entre os setores público e privado, de forma que as políticas e diretrizes da Administração Municipal incorporem as legítimas reivindicações das classes produtoras.
Porém, vivemos um momento atípico e nunca enfrentado. A pandemia do Coronavírus tem prejudicado a economia, os empresários e os microempreendedores em nível nacional e isso tem reflexos no município. No entanto, a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho tem intermediado as conversas entre os empresários e outros órgãos com todos os departamentos da administração municipal, buscando alternativas para que essa crise tenha o menor impacto possível.
Importante ressaltar que o Núcleo de Atendimento à População (NAP) segue com atendimentos na Rua 26 de Março, 72, de segunda a sexta, das 9h às 13h, oferecendo diversos serviços à população e aos empresários e microempreendedores na Junta Militar, Procon (atendimento e orientação), Banco do Povo (órgão do governo do Estado), Sebrae (posto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ouvidoria Municipal e Preenchimento (elaboração de currículos, impressões, entre outros).
Também é preciso ressaltar que antes da pandemia do Coronavírus, Poá atravessava um grande momento de retomada do desenvolvimento econômico, com a obra do novo viaduto Tancredo Neves, na região central (Projeto extremamente importante para o crescimento do município); aumento na geração de empregos, segundo dados do CAGED em 2019; chegaram ao município o grupo AlSaraiva (Habib’s e Ragazzo), Shibata Supermercados, UNIP, Box Brasil, Vale Mais Atacadista, Walim, Burger King, entre outras; a Prefeitura recebeu a confirmação de empresas com interesse de se instalar na cidade; a administração municipal buscava investimentos junto a diferentes empresários e setores; a Prefeitura de Poá estava em andamento com uma série de oportunidades profissionalizantes na cidade e apenas nos últimos meses foram ofertadas vagas para cursos de atendimento e recepção, agente comunitário de saúde, assistente administrativo, corte e costura, bordado e tapeçaria, pintura em tecido, manicure e pedicure, macramê, doces e salgados, feltro, tricô e crochê, jardinagem, modelagem, bonecas de pano, maquiagem profissional, designer de sobrancelha, entre muitos outros.
Esperamos o quanto antes passar por esse momento complicado e retomar todas as atividades visando manter Poá no caminho do crescimento e do desenvolvimento.