contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

GAECO fez operação também na prefeitura de Poá - POÁ COM ACENTO

publicado em:16/04/24 3:02 PM por: Redação PoáPolícia

Da Redação

Na manhã desta terça-feira (16/4), o MPSP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (#GAECO), e a Polícia Militar deflagraram a Operação Munditia a fim de desarticular um grupo criminoso, associado ao PCC, investigado por inúmeras fraudes em licitação em todo o Estado. As equipes estão dando cumprimento a mandados de busca e apreensão em 42 endereços e a 15 de prisão temporária, todos expedidos pela 5ª Vara Criminal de Guarulhos. As ordens judiciais incluem prisão cautelar de agentes públicos, três deles vereadores de cidades do Alto Tietê e litoral.

Segundo a investigação, empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no Estado, notadamente em diversas prefeituras e Câmaras Municipais. Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri, Itatiba e outros municípios têm contratos sob análise.

De acordo com o promotores, havia simulação de concorrência com empresas parceiras ou de um mesmo grupo econômico. Também há indicativos da corrupção sistemática de agentes públicos e políticos (secretários, procuradores, presidentes de Câmara de Vereadores, pregoeiros etc.) e diversos outros delitos – como fraudes documentais e lavagem de dinheiro. As empresas do grupo têm contratos públicos que somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. Alguns deles atendiam a interesse do PCC, que tinha influência na escolha dos ganhadores de licitações e reparte os valores ilicitamente auferidos.

Participam da operação 27 promotores, 22 servidores e 200 policiais militares.

Policiais arrombaram cadeados e fez apreensões na prefeitura de Poá

Em um dos diversos grupos de ‘Vizinhança Solidária’ que tem na cidade, logo pela manhã um empresário postou que havia policiais de fora da cidade estourando cadeados e entrando no prédio da prefeitura de Poá, que fica na avenida Brasil, 198 no centro de Poá.

Segundo um outro informante, houve sim a entrada em departamentos da prefeitura de Poá, entre eles o departamento de licitações, e um outro que ele não soube precisar qual.

O portal de notícias POÁ COM ACENTO, solicitou informações da prefeitura de Poá, que enviou a nota abaixo, confirmando que a prefeitura de Poá fez parte da operação.

A Prefeitura Municipal de Poá esclarece que o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Militar de São Paulo realizaram na manhã desta 3ª feira (16.abr.2024) uma operação para desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações em dezenas de municípios, por todo o Estado de São Paulo.
Em comunicado, o MP informou que empresas envolvidas no esquema “atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada”, em prefeituras e Câmaras Municipais do Estado.
A Administração Municipal não detém, até o momento, elementos que permitam concluir se houve alguma tentativa de fraude, por parte do referido grupo, nos procedimentos realizados em Poá.
Todavia, o Município colaborará, com todos os meios que forem possíveis, para a cabal conclusão das investigações, bem como, na constatação de qualquer prejuízo à Administração poaense, tomará, de imediato, todas as medidas legais cabíveis.
Fotos: Redes Sociais

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.

Ouça a rádio que toca Flash Back 24 horas no ar clicando aqui:  https://www.radiopca.com

 

 

 





Comentários



Adicionar Comentário