Padre postulador da canonização de Padre Eustáquio chega a Poá nesta quinta - POÁ COM ACENTO
Por Delcimar Ferreira
Andrzej Lukawski, ss.cc, participará de festividades dedicadas ao beato
Nesta quinta-feira (25), a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá-SP recebe i, ss.cc., Postulador Geral da Congregação dos Sagrados Corações para a causa de canono padre Andrzej Lukawskização do Beato Padre Eustáquio. O sacerdote chega no Brasil para acompanhar as festividades dedicadas ao religioso holandês, que está prestes a se tornar o mais novo santo pela Igreja Católica.
Padre Lukawski chega no aeroporto de Guarulhos pela manhã e de lá segue para o Santuário Nacional de Aparecida, acompanhado de confrades da Congregação. Após visitar a Basílica da Padroeira do Brasil, o polonês chega em Poá no final da tarde (horário ainda a definir) e será recepcionado pela prefeita Márcia Bin Teixeira de Sousa, a secretária de Turismo Claudia Cristina de Deus e o padre Reginaldo Martins da Silva, na sede da Secretaria de Turismo, localizada na Praça da Bíblia, na região central. No local, visita a exposição “Conhecendo Padre Eustáquio”, organizada pelo Museu Padre Eustáquio em parceria com a Secretaria e que segue com programação até o dia 30 deste mês.
À noite, padre Lukawski co-celebra missa da Novena ao Beato Padre Eustáquio, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, às 19h30, no Centro. A missa será presidida pelo padre Wanderlei Malachias, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Nova Poá. Acompanha a celebração o padre Edmar Aparecido de Oliveira, ss.cc., da Paróquia Santo Emídio, da Vila Prudente, na capital.
Na sexta-feira (26), o padre polonês viaja para Belo Horizonte-MG, onde também acompanhará as festividades dedicadas ao beato e no dia 31, ele volta para a Itália.
Quem é?
Padre Andrzej Lukawski é religioso da Congregação dos Sagrados Corações, Postulador Geral da Congregação e Procurador Geral da instituição. Ele nasceu na Polônia e foi nomeado em 2019 para assumir o cargo que antes pertencia ao irlandês David Reid, ss.cc.
O postulador é responsável por investigar o perfil do candidato à santidade. Ele avalia documentos, relatos de fiéis e supostos milagres. No caso do Beato Padre Eustáquio, aguarda-se apenas a confirmação de mais um milagre, já que um foi reconhecido pelo Vaticano. Trata-se do câncer na garganta do padre Gonçalo Belém, da cidade de Contagem-MG. O milagre foi reconhecido pela Santa Sé em 2005 e no ano seguinte, Padre Eustáquio foi beatificado.
Padre Andrzej trabalha na casa da Congregação dos Sagrados Corações em Roma e, nos casos de processos de beatificação ou de canonização, atua junto à Congregação para as Causas dos Santos, da Santa Sé.
Fonte: AI / Fotos: Site Pe. Eustáquio
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram