AASP homenageia jurista Zeno Veloso na Revista do Advogado - POÁ COM ACENTO
A Associação dos Advogados de São Paulo promoveu o webinar de lançamento da nova edição da Revista do Advogado que presta homenagem ao jurista Zeno Veloso e contou com a presença do presidente do STJ
Por Glauber Canovas / Ricardo Silva
A Associação dos Advogados de São Paulo – AASP promoveu, ontem (30/09) o webinar de lançamento da edição número 151 da Revista do Advogado. Nesta publicação, apresenta questões do Direito Privado contemporâneo, a partir do pensamento do homenageado o jurista, Zeno Augusto Batos Veloso, falecido em março deste ano, aos 75 anos, vítima de complicações em decorrência da covid-19. A presidente da AASP, Viviane Girardi, esteve na abertura e realçou a importância da contribuição do advogado para o Direito de Familia e a generosidade com que compartilhava seu conhecimento e experiência: “ Zeno Veloso fomentava, respeitava e tratava com gentileza a chegada das novas gerações”. Esta edição conta com 16 artigos, escritos por 27 autores.
A condução do evento foi realizada pela diretora da revista e vice-presidente da AASP, Fátima Cristina Bonassa, que frisou a relevância para a classe jurídica deste número que servirá de referência nas rotinas de trabalho. O minsitro do Supremo Tribunal de Justiça – STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro, comentou sobre seu artigo publicado na revista que discorre sobre a doação entre cônjuges, partindo do Direito Romano e explicitando as características contratuais da doação, em vista do Código Civil de 2002.
Os coordenadores da edição, os professores Giselda Hironaka e José Fernando Simão, receberam os articulistas e advogados, Ana Luiza Maia Nevares, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk e o desembargador, Jones Figueirêdo Alves: “Zeno foi o grande nome do Direito Sucessório e ofereceu a todos os seus conhecimentos culturais durante a sua vida e sempre foi moderno e agora, é eterno”, ressaltou o desembargador.
O homenageado da edição, o jurista Zeno Augusto Batos Veloso, foi Deputado Estadual e secretário de Justiça do Pará. Lecionou Direito Civil e Direito Constitucional na UFPA – Universidade Federal do Pará, pela qual se formou em 1969, e da qual recebeu o título de notório saber, e na UNAMA – Universidade da Amazônia, que lhe conferiu o título de doutor honoris causa. Foi tabelião do 1º Ofício de Notas de Belém de 1966 até 2018.
AASP
Fundada há 78 anos, a AASP – Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, entre outros.
Fonte: AI / Foto: Divulgação