Adilson Santos
Se já não bastasse a cidade de Poá ter vereadores com mandatos que não estão atendendo a expectiva da população em uma de suas primordiais funções que é de fiscalizar, agora é o site da Câmara de Poá que além de ter informações desatualizadas, como descobrimos hoje na Comissão de Saúde (como mostra o print do site), tem os Pra Quê Isso.
Bastou o portal de notícias POA COM ACENTO reportar em suas redes sociais a reclamação de uma cidadã que queixa da falta e mal atendimento no posto de saúde de Calmon Viana Tito Fuga que fez seu pedido
Post que a cidadã desesperada fez nas redes sociais informando o caos que esta no atendimento do Posto de Saúde em Calmon Viana, um dos bairros mais populosos da cidade de Poá
de ajuda para a comunidade, onde nossa fonte de informação foi o portal da câmara de vereadores, que mesmo tendo funcionários e não são poucos trabalhando e ganhando seus salários em dia, mantém o site com informações desatualizadas.
De quem é a falha? do presidente da câmara? do diretor da casa ou da assessoria de imprensa? Mas o pato quem paga sempre é o povo, que além de pagar seus impostos, se depara por vezes que departamentos públicos além de inoperantes, recheados de corporativismo e ou sic ‘alter ego’, como o de imprensa que vêm desde a gestão do presidente anterior Tio Deivão, e sua diretora, que mesmo com nossas sugestões, ideias e reclamações, nunca foram atendidas, ou seja, permeava e pelo visto continua o corporativismo. Esquecento por vezes estes atores públicos, que são ‘Servidores Público’, portanto toda ideia, sugestão, é vinda do povo que em nosso ponto de vista, são para eles, as pessoas que existem os Serviços Público. Detalhe, somente uma servidoras tem o seu salário de R$ 19.652,50, sendo o maior registrado no portal da tranparência da casa de leis poaense.
Mas e o Pra Quê Isso?
Isto são links e funções que tem no site da câmara poaense, que pelo visto como já apuramos, é um capricho mais da assessora de imprensa do que uma necessidade da cidade, e ou sua cultura poaense. ou uma necessidade básica de canal de informação e interação entre população, legislativo poaense e mandato dos vereadores como prestação de contas entre outros no processo de comunicabilidade com as pessoas.
Podemos começar pelo ‘Minuto Cidadão’ que é? É nada, é um em breve que não explica qual será o breve e ou qual sua função.
Dica: Cabe ao departamento de imprensa e ou informar qual será sua função e usar as mídias da cidade em processo de integração de comunicabilidade como preconiza no coleguismo, profissionalismo e função social das mídias atento ao que diz também a Constutuição Federal para tal.
Já o ‘Parlamento Jovem‘ ao menos tem um pequeno texto com a resolução e um pequeno informe expliando sobre a pandemia.
No ‘Canal de Atendimento’ falta explicação de qual é sua função, o que tem é um formulário sem explicação de sua real função. Será que o cidadão tem que advinhar o que é aquilo? Ou seja, deve ficar mais perdido ainda do que saber sua real função.
Já no ‘Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)‘não existe o mínimo de informação de qual sua função e real papel. Falta comunicabilidade.
Já na área de ‘Concurso‘, dá uma falta espectativa, pois o cidadão entra no site imaginando algo, que existe um concurso em andamento, mas o que tem? Nada.
Ou melhor, tem um botão que leva para um site onde dá audência para uma empresa que fez o concurso, informando que já foi encerrado.
Se não tem função, porque deixar lá? Um botão sem lógica.
‘Lei da Vez’ mais um Pra Quê Isso, onde não tem nenhuma explicação do que se trata e ou qual motivo de existência.
Expediente desatualizado, e já estamos no dia 23 de maio de 2021
Será que ainda não deu tempo dos quase 100 funcionários da Câmara de Poá atualizar o site e principalmente o Expediente?
Veja como esta no site:
EXPEDIENTE
Diretor Geral
Ana Gallego ramal 204 E-mail: diretoria@camarapoa.sp.gov.br
Chefe do Departamento Técnico de Recursos Humanos
Dra. Helena Achille Papadopoulos ramal 246 E-mail: rh@camarapoa.sp.gov.br
Procurador Jurídico
Dr. Marcel Eric Ambrosio ramal 254 E-mail: juridico@camarapoa.sp.gov.br
Chefe da Contabilidade
Ricardo Donizete de Faria telefone 4634-6078 ou ramal 209 E-mail: contabilidade@camarapoa.sp.gov.br
Assessora de Comunicação e Imprensa
Aline Camargo ramal 261 E-mail: imprensa@camarapoa.sp.gov.br
Supervisor Legislativo – Departamento de Licitação
Adalberto de Souza Comitre telefone 4634-6079 ou ramal 210 E-mail: licitacao@camarapoa.sp.gov.br
Chefe do Departamento Técnico Legislativo Marcos Dias ramal 256
Chefe de Transporte Ricardo Quixabeira da Silva Neto ramal 226
Chefe de Gabinete da Presidência Romualdo Nobre ramal 204
Chefe do Departamento de Almoxarifado e Patrimônio Rogério Oliveira Gomes ramal 233
Encarregado Legislativo Eunice Fátima dos Santos Maia telefone 4634-6076 ou ramal 206
Agente Operacional Aparecida Nadarqui de Paula Santos
Agente Legislativo Célia Rosal ramal 255
Agente Legislativo Ester Campos de Andrade telefone 4634-6073 ou ramal 208
Agente Legislativo Fátima Ricarda Simões ramal 207
Agente Legislativo Guiomar Cassimiro da Silva ramal 200/201
Agente Legislativo Rossana Rossely A. Mesquita ramal 200/201
Contador Geraldo Afonso Gonçalves Junior
Oficial Legislativo Willian Roberto Natal
Oficial Legislativo Marcos Serena Rodrigues
Oficial Legislativo Allan da Cruz Silva
Oficial Legislativo Deni Shioji Sano
Oficial Legislativo Alvaro de Lima Rodrigues
Oficial Legislativo Edmar Bezerra Araujo
Oficial Legislativo Caroline Araujo de Freitas Moreira
Oficial Legislativo Fabio Donizete da Silva
Oficial Legislativo Layan Raffoul Eroles
Oficial Legislativo Gustavo do Nascimento Santos
Oficial Legislativo Vivian Lima e Silva
Oficial Legislativo Diego Taguai Romão da Silva Monteiro
Oficial Legislativo Hugo de Lima Boleta
Oficial Legislativo Marcos Santana Barcelo
Oficial Legislativo Kaic Rodrigues Guedes
Oficial Legislativo Igor Cardoso dos Santos
Técnico Legislativo Leandro Martins de Sousa Franca
Técnico Legislativo Kleber de Oliveira Santos
Técnico Legislativo Luiz Antonio Santos Colombo
Técnico Legislativo Filipe Macena da Silva
Técnico Legislativo Vagner Ferreira de Barros Cavalcante
Técnico Legislativo Leia Pereira de Sousa Santiago
Técnico Legislativo Denny Diogo Prazeres
Portaria Rodrigo Andres Contreras Nunez
Portaria Walter Celestino da Silva
Portaria Carlos Alberto Pereira Costa
Portaria Fernando Crestan de Almeida Quintal
Agente de Segurança Legislativo Antônio Fernandes da Silva
Motorista Elton Freitas Santos
Uma outra falha é que poderia ser mais educativo e informavito em algumas funções
Um bom exemplo é neste ícone: Quais as principais funções do Poder Legislativo – Que tem a seguinte resposta:
Legislativa, Fiscalizadora e Administrativa.
Já aqui, é mais ampla a informação: O que faz um vereador?
O vereador atua em três frentes:
1 – Faz leis que entende que podem melhorar a vida da cidade e da população, bem como decide por meio de voto com os demais vereadores quais projetos de autoria dele, dos seus pares ou da prefeitura, se tornarão leis;
2- Fiscaliza a prefeitura, vendo se o Executivo está cumprindo suas obrigações de maneira adequada e sem descumprir a lei, denunciando irregularidades quando as encontra e até mesmo, em última instância, podendo cassar o prefeito caso sejam comprovadas irregularidades. Uma das formas de fiscalizar é a ferramenta legal chamada “requerimento de informação”, utilizado para questionamentos e solicitação de documentos que o vereador quer verificar: o prefeito é obrigado a responder de forma objetiva a estes requerimentos;
3 – Atua como ponte de ligação entre a população e a prefeitura, utilizando-se de uma ferramenta legal que tem à sua disposição chamada “indicação”, na qual indica para o prefeito quais são as necessidades dos bairros e pede soluções.
Entramos em contato e fizemos um contato no E-sic solicitando informações, e recebemos na hora a seguinte resposta e informação:
Prezado(a).
Agradecemos por sua mensagem e informamos que ela será encaminhada para o setor responsável.
Caso sua mensagem seja um de pedido de informações, seja este feito por órgãos da imprensa ou não, estão – desde que não disponíveis para acesso imediato – sujeitas ao prazo de até 20 (vinte) dias para serem respondidas. Esse prazo poderá ainda ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa da Administração, conforme disposto na Lei de Acesso à Informação. Os atos e procedimentos da Câmara Municipal são regidos por seu Regimento Interno, sendo assim, cada pedido de informação recebido é encaminhado ao setor competente, ao qual caberá a elaboração da respectiva resposta ou a apresentação das informações solicitadas.
Esta tendo ficalização dos vereadores de Poá?
Esta é a perfunta que fica no ar, pois como diz no item 2 acima, como informa o site da câmara e bem sabemos que a função do vereador(a) eleito(a) é fiscaliza sim o Poder Executivo, e não ficar postando fotos em suas redes sociais com informações passando a imagem que é sua função executar mais do que fiscalizar, e ou se mostrando ser mais coleguinha da filha da prefeita, como se isto fosse sua real função e papel o qual foi votado e eleito pela população.
Se os nobres edis estivessem de fato fazendo isto, não teríamos visto e nem percebido via o portal de notícias POÁ COM ACENTO, a demanda da cidade, a qual cobramos e estamos aguardando o retorno de todos os vereadores e a Comissão de Saúde do legislativo poaense.
Já a assessora de imprensa da casa de leis informou que cobramos errado o nome dos membros da comissão, lembrando que é o site da Câmara que informa errado como mostra a foto acima.
Disse também que a assessoria do presidente da comissão o vereador Saulo Teixeira Alberto da Costa informou que ela vai entrar em contato com a assessoria de imprensa. Em ligação o vereador a pouco disse que aina não tomou ciência, mas assim que receber a demanda vai tomar providências e ressaltou ainda que pode perguntar para a secretária de saúde de Poá Claudia de Deus, se vir na próxima reunião a qual foi convocada, e poderá as questõres serem respondida e ou questinada a respeito, concluiu Saulo.
Reunião com assessoria de imprensa, diretor e presidente
Perante o que foi reparado solicitamos uma reunião com a assessoria de imprensa, diretoria e presidência da câmara para esclaresmos o que preseniamos e está bem claro, para informar a população. O que é a nossa função.
Adilson Santos é cidadão, ciclista, repórter fotográfico do jornal on line e portal de notícias POA COM ACENTO, diretor da Rádio PCA e Agência Ângulo Produções.