contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

APAE DE MOGI DAS CRUZES INAUGURA GALERIA DE EX-PRESIDENTES - POÁ COM ACENTO

publicado em:20/12/19 10:23 PM por: Redação Geral
Maria Salas

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes inaugurou a sua Galeria de Ex-Presidentes, na manhã desta sexta-feira (20/12). O espaço, no hall de entrada da organização mogiana, foram colocadas as fotos dos cinco presidentes que comandaram a APAE de Mogi em gestões passadas: Linneu Ungaro (1969/1972 – in memorian), Ricardo Strazzi (1973/2006 in memorian), Marcus Adalberto Abib (2007/2010 in memorian), Alfredo Casella Júnior (2011/2013 in memorian) e João Montes (2014/2019).

A solenidade de inauguração teve a presença, além do atual presidente, João Montes, e a esposa, Nádia, de membros da diretoria e conselho, professores, funcionários e colaboradores. O evento contou, também, com a presença de parentes de ex-presidentes, como o filho de Ricardo Strazzi (fundador da APAE de Mogi), Nei Marcos Borini Strazzi, a cunhada de Strazzi e tia de Nei, Leonor Borini, e a esposa de Marcus Abib, a viúva Margarida Abib.

À frente da presidência da APAE de Mogi, desde 2014, João Montes encerra o seu segundo mandato neste fim de ano. A partir de janeiro de 2020, quem assume é João Anatalino Rodrigues, que terá como vice-presidente Célio Cunha, para o triênio 2020/2022.

O atual presidente, João Montes, fala sobre a importância da APAE de Mogi ter uma galeria como a que foi inaugurada. “O objetivo é registrar todos os nomes vinculados às atividades desta organização, para que eles sejam sempre lembrados pelas suas realizações. Esta galeria mostra um pouco da história da APAE e ressalta a dedicação que cada um desses presidentes teve com a organização”, destaca Montes, que continuará na APAE, integrando o Conselho Deliberativo. “Eu vou continuar, voluntariamente como sempre fui, ajudando como um conselheiro o presidente para que ele possa conduzir os trabalhos. Fazer a gestão da APAE é muito difícil, porque tudo é muito complexo. Aqui se trabalha com saúde, educação e assistência social, e tem a área administrativa. Além disso, tudo é amparado por leis, marco regulatório que tem de ser seguido, então essa será a minha missão, dar um suporte até que ele possa caminhar sozinho”, diz João Montes.

Satisfeito com a sua gestão, o atual presidente faz uma avalição de seus dois mandatos: “Eu busquei aproximar mais e ter uma ligação direta com a Federação das APAEs do Estado de São Paulo (Feapaes), porque é lá que está a formatação de todos os procedimentos, de gestão e logística, das APAEs. O relacionamento era muito distante. E outro fator que deu um ‘up’ para a APAE de Mogi foi trazer a Imprensa (escrita, falada e televisionada) para dentro da APAE. Ela foi de fundamental importância para nós. Por meio dessa aproximação com a Imprensa, nós pudemos divulgar e mostrar para a sociedade a realidade e o que a APAE faz. Ninguém quer investir, se não conhece. Mostramos os serviços realizados, as prestações de contas, com toda a transparência. E foi por meio disso que os nossos grandes parceiros, financiadores dos projetos, que até então tinham certo receio, chegaram até nós. A partir daí tudo começou a melhorar ainda mais e até o próprio relacionamento com o poder público, que nos ajuda muito”.

O futuro presidente, João Anatalino Rodrigues, diz que a ideia é dar continuidade aos projetos já em andamento. “Para mim, assumir a APAE é uma missão de continuidade de um trabalho maravilhoso que foi feito por amigos meus. Todos os ex-presidentes foram meus amigos. Espero poder fazer jus ao cargo, e, se não fizer melhor, que, pelo menos, eu chegue aos pés do que eles fizeram”, conta, com modéstia, Anatalino, que tem bastante experiência em gestão de Organizações do Terceiro Setor. Ele foi fundador e presidente da Associação Mogiana Oficina dos Aprendizes (AMOA) e provedor da Santa Casa de Mogi das Cruzes. “Sou funcionário público aposentado, como auditor da Receita Federal e também atuei como professor secundário e universitário, na área de Direito. A APAE, para mim, é uma experiência nova. Eu sei que ela tem sido muito bem administrada pelos gestores que me antecederam, especialmente o meu antecessor, João Montes, que conseguiu equacionar, de uma forma bem competente, o crônico problema de afeta todas as APAES do país, que é falta de recursos. A situação financeira da APAE de Mogi das Cruzes está hoje bem equilibrada e a nossa primeira preocupação será a manutenção dessa condição, e se possível, melhorá-la para que possamos fazer investimentos necessários na ampliação e melhoria da qualidade dos nossos serviços”, finaliza Anatalino.

Foto: Maria Salas




Comentários



Adicionar Comentário