FERRAZ CAPACITA MÉDICOS SOBRE GINECOLOGIA - POÁ COM ACENTO
Leticia Riente
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou ontem, 26 de junho, uma capacitação ginecológica com nove médicos do Programa Mais Médicos que atuam na cidade. A formação abordou a leucorreia, secreção que a mulher pode produzir em certas situações e que acaba por atrapalhar na execução de exames, como em uma colposcopia.
Durante o encontro, que ocorreu na sede da própria pasta, na Vila Romanópolis, os profissionais puderam aprender mais sobre a leucorreia, que deve ser totalmente tratada antes de um encaminhamento para a colposcopia, que pode identificar várias doenças, como o câncer de colo do útero. Também na oportunidade, os médicos puderam entender como fazer melhor a análise de um papanicolau, que com a observação certa, pode indicar alterações como a leucorreia.
“Muitas vezes eu recebo pacientes com este tipo de corrimento, que se não tratado corretamento na atenção básica, me impede de ver maiores problemas no exame de colposcopia. Desta forma, o tratamento de uma eventual doença demora mais para ser iniciado, tardando a possibilidade de cura da paciente”, explica a médica Ana Cristina Dias Accarini, ginecologista do “Mais Mulher” de Ferraz, sobre a importância de se dar o devido trato à leucorréia.
De acordo com o titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, capacitações desta natureza são fundamentais para um atendimento de melhor qualidade ao usuário. “Alguns médicos não possuem esta sensibilidade à saúde da mulher, não por descuido, mas por não possuírem esta formação específica. Por isso, nós da pasta e o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, consideramos importante que estes estudos ocorram, porque eles lidam com mulheres todos os dias nos atendimentos e se o caso for visto com maior delicadeza, pode salvar uma vida”, afirmou Priuli.
Segundo a coordenadora do Programa no município, Joelma Barcelos, apesar destes encontros ocorrem todos os meses abordando diferentes temas, no dia 31 de julho, a reunião terá como objetivo integrar os sete novos profissionais do Mais Médicos, que começarão a atuar no município a partir do próximo mês.