contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO COMTUR POÁ - POÁ COM ACENTO

publicado em:30/04/19 4:21 PM por: Redação PoáTurismo
Aéssio Ramos Pinto

Hoje, 30 de abril, o Conselho Municipal de Turismo de Poá realizou pela manhã na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Casa do Artesão, a eleição da Nova Diretoria para o biênio 2019/2021; de acordo com o Decreto n.o7.400/2019. De 29 de março de 2019.

Acontece que esta já é a segunda eleição para escolha da Nova Diretoria do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). A primeira foi realizada no final de 2018, mas estava irregular, além de não possuir todos os membros para sua formação. Naquela eleição foi eleito como presidente Rodolfo Zaharanski Filho (Charlinho) e para vice a funcionária Sandra Miani Cavalcante Olivério, a Maestrina Sandra e foram confirmados novamente na eleição de hoje, 30 de abril.

Antes da eleição para a escolha dos membros da Nova Diretoria o conselheiro Adilson Santos fotógrafo reportou que o processo eletivo está em desacordo com a Lei Estadual. Para tanto, ele consultou o presidente da AMITUR – Associação dos Municípios de Interesse Turístico – Jarbas Favoretto que deu o parecer e que quando o documento chegar ao seu conhecimento no formato em que está será barrado. Para o secretário de Turismo Lauriston Roberto Ferreira Barros, todas as vezes que mandou documentos para a Amitur foram aprovados e que fica preocupado com o tempo que os membros dispõem para as reuniões por isso que está colocando em votação. Adilson discordou ressaltando que é um tempo que todos dedicam para a referida discussão na reunião de interesse público.

Adilson Santos ressalta que não houve posse de novos membros, ou seja, uma reunião específica, pois era para o COMTUR que tem vida própria fazer o chamamento e oficiar para quem de responsabilidade, indicar os novos membros, não cabendo segundo Santos ao secretário de Turismo fazer esta convocação.

Adilson disse ainda, que o formato que está em desacordo, pois o Poder Público está com 50% dos cargos, sendo o correto 1/3 e os outros 2/3 tem que ser os representantes da iniciativa privada, falta gente da Produção Rural, pois temos plantação de cogumelos na cidade,  falta os Promotores e Organizadores de Eventos, Urbanistas, Historiadores, Marqueteiros, Ecologista, Ambientalista, Turismólogo, Guias de Turismo, Agentes Culturais da cidade, concluiu Santos.

Por sua vez, a secretaria Sandra achou que é de grande valia a participação de Jarbas Favoretto em uma reunião para dar uma consultoria a respeito de turismo, mas numa próxima reunião porque a pauta é a eleição da diretoria, passou pelo crivo da Prefeitura e ele não pode ajudar.

A proposta de Adilson foi aceita para convidar o presidente da Amitur a próxima reunião ordinária.

O membro Ewaldo Ivo Horácio Endler disse que a Secretaria de Turismo do Estado normatiza e estabelece as regras para o desenvolvimento do turismo no estado de São Paulo. Há municípios estâncias turísticas e municípios de interesse turístico como Guararema que está se esforçando para se transformar numa estância turística e, consequentemente, receber verba do estado para o turismo. Poá Já é uma estância turística, explicou o conselheiro que representa o Rotary Club de Poá.

O jornalista Aéssio Ramos Pinto membro do Comtur falou aos demais membros da importância de se fazer a coisa certa. Para ele, há vários anos que Poá não sai do lugar em matéria de turismo e do Conselho Municipal de Turismo. Ressaltou que todos os municípios do mundo têm potencial turístico, basta saber explorar. Em Poá, está faltando infraestrutura para a Secretaria de Turismo, pois já se passaram vários secretários nesta atual gestão e a coisa não anda, fala Aéssio. “O que está faltando também é o conselho não ser atrelado ao executivo e o secretário de Turismo não pode ficar dando as cartas para serem aprovadas, Além disto, não há interesse dos membros do poder público em participar das reuniões ordinárias, inclusive nesta da eleição houve faltantes. Não concordo com a realização desta eleição nos moldes em que foi apresentada”, concluiu Aéssio pedindo para constar em ata.

O processo de eleição seguiu e foram confirmados novamente os nomes de Rodolfo para presidente e Sandra para vice-presidente; o membro Ewaldo ficou como secretário adjunto e o Secretário de Turismo Lauriston como secretário executivo. Foi marcada uma nova reunião ordinária para a última terça-feira de maio para a posse da nova diretoria.

De acordo com o Regimento Interno do COMTUR-Poá, no Capítulo I – Da Finalidade e Competência:

Art. 1º. O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – reestruturado pela Lei 3.632 de 09 de agosto de 2013 é um órgão colegiado permanente, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo. Tem a finalidade de assessoramento do Executivo Municipal nas questões relacionadas com a Política Municipal de Turismo, com o objetivo de promover e incentivar as ações de turismo no Município de Poá.

Capítulo II
Da Composição
Art. 2º. O plenário do conselho será composto por 20(vinte) membros titulares e igual número de suplentes, sendo 09(nove) membros representantes do Poder Executivo Municipal, 01(hum) membro representante do Poder Legislativo e 10(dez) membros representantes da Sociedade Civil, conforme a seguir:

I Membros do Executivo Municipal

02(dois) representantes da Secretaria Municipal de Turismo
01(hum) representante da Secretaria Municipal da Fazenda
01(hum) representante da Secretaria Municipal da Cultura
01(hum) representante da Secretaria Municipal de Segurança Urbana
01(hum) representante da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana
01(hum) representante da Secretaria Municipal de Esportes
01(hum) representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais
01(hum) representante da Secretaria Municipal de Obras Públicas

II – Membros do Poder Legislativo

01(hum) representante do Poder Legislativo

III – Da Sociedade Civil

01(hum) representante do Receptivo Turístico
01(hum) representante das Empresas Jornalísticas da Cidade
01(hum) representante da Associação Comercial e Industrial da Cidade
01(hum) representante dos Clubes Sociais da Cidade
01(hum) representante do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo – Sub sede de Poá
01(hum) representante dos Meios de Hospedagens
01(hum) representante do Setor de Transportes de Passageiros
01(hum) representante do Setor de Gastronomia
01(hum) representante da Classe dos Artesãos
01(hum) representante do Clube de Serviços.

Aéssio Ramos Pinto, jornalista, diretor do jornal Novo São Paulo e Rádio Estância, bacharel em direito, ciências e letras, fotógrafo profissional, conselheiro do Contur e Etec, já foi secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Governo, assessor parlamentar e candidato à vice-prefeito.




Comentários



Adicionar Comentário