contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

DEFINIDA MESA DIRETIVA DO CONSELHO DE MOBILIDADE URBANA DE POÁ - POÁ COM ACENTO

publicado em:1/02/19 6:11 PM por: Redação MobilidadePoá

COMOB é um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e fiscalizador

Durante reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMOB), realizada hoje (1/2), na Casa dos Conselhos, foi dada posse aos conselheiros e na sequência foi realizada a votação para formação da mesa diretiva do COMOB. Marcos Pacheco dos Santos foi escolhido como presidente do órgão; Adilson Santos será o vice-presidente; e Wellington Rost Vidal o primeiro secretário. A participação no conselho é considerada de serviço público relevante, não existindo qualquer tipo de remuneração.

Segundo Adilson Santos, a pauta não dizia nada sobre a eleição hoje, a qual foi convocada pelo secretário de Transportes e Mobilidade Urbana Wilson Evangelista Lopes da Silva, irmão do prefeito Giancarlo Lopes da Silva, dizia: Posse dos novos membros.

Santos acha estranho, que todos os membros presentes, não se atentaram a isto, e também foi cogitado e pedido o aumento da passagem de ônibus em Poá por Marcos Pacheco. Adilson solicitou que seja apresentada pela empresa Radial Transportes Coletivo, a planilha e justificativa plausível do aumento da aumento da passagem.

De acordo com a lei nº 3.737, de 07 de julho de 2014, o conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e fiscalizador, que objetiva estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Mobilidade Urbana.

São atribuições do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Poá: garantir a gestão democrática e a participação popular na proposição de diretrizes destinadas ao planejamento e à aplicação dos recursos orçamentários destinados à melhoria da Mobilidade Urbana no município; colaborar com a formulação de políticas públicas relacionadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana; acompanhar a elaboração e implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; participar da revisão do Plano Diretor e de suas normas complementares; propor a normatização, fiscalização e avaliação do serviço de transporte urbano de passageiros, em especial o coletivo público, bem como de outros modais regulamentados pelo Poder Público, sugerindo alternativas que viabilizem sua integração; propor a normatização em questões de trânsito e sugerir alterações que contribuam para a sua eficiência, observada a legislação vigente; opinar sobre a circulação viária no que concerne à acessibilidade e Mobilidade Urbana dos pedestres; acompanhar a gestão financeira do Sistema de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros; participar das discussões sobre as políticas tarifárias do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros, especialmente sobre as alterações tarifárias; e elaborar o Regimento Interno do conselho, estabelecendo as normas para o seu funcionamento.

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana deve ser composto por 30 membros e seus respectivos suplentes, com representantes do Poder Executivo e também integrantes da população, incluindo a Sociedade Civil e Operador de Serviços de Transportes de Poá e outros setores. O mandato dos conselheiros será de dois anos, permitida uma única recondução.

Poderão, ainda, ser convidados a participar das reuniões do conselho, qualquer pessoa que tenha legítimo interesse em apresentar propostas voltadas à Mobilidade Urbana, bem como outros especialistas e técnicos que possam contribuir com o assunto em pauta.

Pauta não era para eleição, mas sim posse de novos membros

Na reunião de hoje, a pauta era só a posso dos novos conselheiros, segundo convocação do Secretário de Mobilidade Urbana o que para Adilson Santos esta errado.

Marcos Pacheco tomou a frente da reunião, leu a ata, passou todos os informes, disse que iria ser feita a eleição no dia mesmo não constando em ata, e não houve nenhuma contestação dos membros. Santos ainda solicitou que fosse providenciado uma cópia das leis, regimentos internos e todos os documentos para que casa novo membro conheça e saiba sua função.

Adilson questionou também a falta de membros da OAB, mas Pacheco apresentou ofícios, onde foram convidados, mas seus membros não se fizeram presente na reunião.

Com informações do departamento de Comunicação da Prefeitura de Poá




Comentários



Adicionar Comentário