POÁ RECEBE PADRE RESPONSÁVEL PELA CANONIZAÇÃO DE PADRE EUSTÁQUIO - POÁ COM ACENTO
Delcimar Ferreira
Padre David Reid visitou a Igreja Nossa Senhora de Lourdes e o Museu dedicado ao beato nesta terça-feira (21)
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Poá, recebeu na manhã desta terça-feira (21), o responsável pela postulação da causa de canonização do beato Padre Eustáquio, padre David Reid. Diretamente de Roma, o sacerdote veio conhecer a cidade onde o religioso atuou por seis anos e atraiu multidões interessadas em receber bênçãos e graças.
Acompanhado dos padres Reginaldo Martins da Silva e José Francisco Correia Pacheco, respectivamente párocos das Igrejas Nossa Senhora de Lourdes, na região central, e Nossa Senhora de Fátima, em Calmon Viana, Reid veio de São Paulo com outro sacerdote, o padre Luiz Antônio da Silva, da Paróquia Santo Emídio, da Vila Prudente, na capital. Ambos pertencem a Congregação dos Sagrados Corações, mesma ordem religiosa de Padre Eustáquio.
Em sua primeira parada, o postulador conheceu o Museu Padre Eustáquio, mantido pela Igreja Matriz. Visitou a exposição sobre os 75 anos de falecimento do vigário holandês, organizado pelo grupo Amigos do Museu Padre Eustáquio. Fotos, documentos, vídeos e itens inéditos compõem a mostra que termina no dia 30 deste mês, junto à festa dedicada ao beato.
Em seguida, Reid seguiu para conhecer a Matriz, que completou 100 anos de fundação no ano passado. O sacerdote irlandês viu de perto a relíquia que está exposta no altar, um pedaço do osso da costela de Padre Eustáquio. Todas as igrejas por onde o religioso atuou possuem relíquias diferentes.
Os anfitriões também levaram os visitantes para conhecer a estátua dedicada a Padre Eustáquio, localizada no centro da cidade e também visitaram as fontes Áurea e Primavera para provar da água mineral, uma vez que Poá é Estância Hidromineral.
Em sua primeira vez no Brasil, Reid afirmou que ficou muito satisfeito com a acolhida do povo poaense e também feliz que a devoção dos fiéis ainda é muito presente na região. Na agenda do postulador ainda consta uma visita a Belo Horizonte (MG), última cidade onde Padre Eustáquio exerceu seu sacerdócio antes de morrer, em 30 de agosto de 1943.
Sobre o processo de canonização, padre Reid disse que segue ainda em análise no Vaticano e pediu para que os fiéis continuem em oração para que em breve Padre Eustáquio possa ser proclamado santo pelos católicos.