FESTA DO BARUEL É INCLUIDA NO CALENDÁRIO TURÍSTICO DO ESTADO DE SP - POÁ COM ACENTO
Tradicional evento de Suzano, que acontece às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), completará 102 anos na próxima edição, em setembro
O governador Márcio França promulgou a lei estadual nº 16.798/2018 que inclui a Festa do Baruel de Suzano no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. O projeto havia sido apresentado pelo deputado Luiz Fernando Ferreira e aprovado pela Assembleia Legislativa.
A Festa de Nossa Senhora da Piedade em Louvor ao Divino Espírito Santo, seu nome correto, completará 102 anos na próxima edição, em setembro. Ela acontece na Igreja do Baruel, às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), no distrito de Palmeiras.
Com várias atrações, os festejos começam logo cedo, às 6 horas, com a Caminhada Amélia Bianchi, que sai do centro de Suzano e vai até o bairro, um trajeto de 11 quilômetros. Uma missa campal é rezada pelo bispo diocesano e, na sequência, acontece a Procissão dos Santos Festeiros ao redor da igreja. A festa vai até a noite, com shows de música ao vivo (a sertaneja é a mais tocada), a tradicional Macarronada do Baruel, barracas de comidas típicas, bingo e quermesse.
Além do caráter religioso, a Festa do Baruel é uma comemoração da história de Suzano. Ela é realizada no local onde morava uma tribo guarani, antes mesmo da chegada dos colonizadores portugueses. A família Baruel explorou ouro, que era abundante na região, até meados do século XIX. Já transformadas em fazenda, as terras foram administradas pelo capitão João Barbosa de Melo Ortiz, que também garimpava.
“A Festa do Baruel tem a ver com a nossa origem, é um marco da identidade de Suzano. O reconhecimento oficial trará uma divulgação maior, além de possibilitar aportes de recursos do Estado para incrementar os festejos, o que nos ajudará a manter essa tradição da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo.
Com a inclusão no Calendário Turístico, a Festa do Baruel de Suzano será divulgada pelo governo do Estado junto com a Festa do Peão de Barretos; o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão; o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo; a Festa de Iemanjá de Praia Grande; a Romaria de Bom Jesus de Pirapora, entre outras. As datas podem ser consultadas em www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/festas-e-festivais/.
Fonte: Prefeitura de Suzano/Foto: Irineu Junior