APÓS MORTE DA CRIANÇA PREFEITO GIAN LOPES DETERMINA ABERTURA DE SINDICÂNCIA

Adilson Santos
IMG_20171209_124529955_HDR.jpg
Mesmo com o local interditado, não havia a presença de segurança patrimonial na praça que está com o portão quebrado.

O primeiro ano de governo do prefeito de Poá foi de turbulência. Giancalo Lopes da Silva em seu primeiro ano de mandato teve o caso da queda do ISS, crise na saúde da cidade com o fechamento da pediatria, onde o próprio Ministério Público mandou voltar a funcionar.

E quem não se lembra do casal de vendedores ambulantes que tiveram suas mercadorias apreendidas pelos fiscais, por falta de uma licença adequada para a venda de mandioca na área central da cidade; motivo também de dor de cabeça para o Gian Lopes.

E agora no apagar das luzes uma criança é morta com a caída de uma tora de madeira de um brinquedo, onde causou a fatalidade na Praça Antônio Saches, que é de responsabilidade da Secretaria de Esportes da cidade.

IMG_20171209_124410225.jpg
O portão esta quebrado, onde sem segurança qualquer um entra mesmo após o horário de funcionamento.

No sábado dia 9 a reportagem da @oficialpoacomacento foi até o local, e presenciamos como mostra a fotos o local interditado, porém sem nenhum funcionária da prefeitura e ou mesmo a presença da Guarda Municipal no local, com suas fitas de interdição, o portão quebrado, e sem a presença do administrador, que trabalha no horário administrativo, segundo nos informou o secretário Luiz Antônio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon. O secretário e equipe estavam na Praça dos Eventos, onde a noite teve abertura de um evento na cidade, inclusive como mostra a foto, na grade tem uma faixa anunciando o evento.

As pessoas da cidade estão muito indignadas com o descaso do Poder Executivo, que não fez a prevenção e manutenção do brinquedo na praça, existem diversos manifestos negativo nas redes sociais, inclusive pedindo para o prefeito renunciar e ou abandonar a prefeitura.

Na manhã de ontem, em conversa com o prefeito Gian Lopes que fazia pessoalmente a vistoria dos brinquedos nas praças da Bíblia e Guido Guida, sugerimos ele instaurar um procedimento administrativo para apurar os fatos. E hoje a tarde a prefeitura emitiu uma nota, explicando, a qual segue abaixo.

Esclarecimento: Processo Administrativo de Sindicância

O prefeito de Poá, Gian Lopes, determinou hoje (11), em caráter de urgência, a instauração de Processo Administrativo de Sindicância para apurar eventuais irregularidades e responsabilidades em relação à manutenção e segurança dos equipamentos de lazer do Centro Integrado Esportivo Antonio Sanches, na Vila Monteiro, que na última sexta-feira (8) registrou um grave acidente em um dos brinquedos, culminando com o falecimento de Letícia Rayanny Marcelino, de 9 anos.

No documento assinado pelo prefeito, ele solicita que a Chefia de Gabinete providencie a remessa à Secretaria de Administração para adoção das providências e diligências necessárias, observando-se as cautelas de praxe. Informações preliminares já levantadas apontam que a responsabilidade pela manutenção necessária do Centro Integrado Esportivo Antonio Sanches é da Secretaria de Esportes, e por isso já está sendo verificada a parte documental, inclusive de encaminhamentos (de diferentes pessoas e órgãos) solicitando melhorias no espaço e quais foram os procedimentos adotados pela pasta.

“O prefeito já determinou a instauração da sindicância. Agora será feita a publicação no Diário Oficial e será convocada a comissão processante. A partir daí começarão a ser ouvidos os envolvidos no caso e por meio do depoimento deles os trabalhos vão avançando. Como vai ser preciso apurar cada informação que chegar, não vamos definir um prazo de conclusão, no entanto o prefeito exigiu urgência na resposta quanto a este caso”, comentou secretário de Segurança Urbana de Poá, Carlos Setsuo.

Além da instauração de Processo Administrativo de Sindicância, o prefeito Gian Lopes também determinou urgência na realização de vistoria, no prazo máximo de cinco dias, bem como adoção de providências necessárias para manutenção, reparos e consertos ou mesmo interdição (parcial ou total) de praças públicas ou qualquer outro próprio municipal que contenham brinquedos destinados ao lazer.

“Ou seja, o prefeito determinou que todas as praças ou espaços da cidade que contam com brinquedos sejam imediatamente fiscalizados pela Secretaria de Segurança Urbana, por meio dos profissionais do setor de Defesa Civil, que apontarão quais aparelhos estão sem condições de uso e estes serão removidos para receber os devidos reparos”, explicou Setsuo.

Fatalidade
O caso registrado com Letícia Rayanny Marcelino foi uma fatalidade e a Prefeitura de Poá lamenta profundamente o ocorrido. A Administração Municipal está oferecendo toda a assistência para os familiares da vítima. O local do acidente foi isolado pela Secretaria de Segurança Urbana, para que seja feita a perícia técnica, que irá averiguar o motivo do acidente.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Poá, todos os esforços foram empregados com o objetivo de salvar a vida de Letícia. A viatura do SAMU, que é de regulação da Central que fica localizada em Suzano, foi chamada às 18h21 da última sexta-feira (8) e a situação da menina foi transmitida à viatura que estava no município de Poá, às 18h27, como solicitação por queda.

A viatura saiu 18h30 para atender a ocorrência, chegando ao local do acidente às 18h34. As equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU chegaram juntas no centro esportivo, fizeram os primeiros atendimentos e saíram com a vítima 18h37, dando entrada no Hospital Guido Guida, às 18h40.

 

1 comentário

  1. *** FAVOR RESPONDER ACIMA DESTE TEXTO, QUALQUER INFORMAÇÃO ABAIXO SERÁ DESCONSIDERADA ***

    Ola , no parquinho próximo a padaria versalles , tem uma casinha onde as crianças entram que esta balançando , aqui so efetuam a pintura de tudo, manutenção nada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s