contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

O QUE É CIDADANIA? POR ADILSON SANTOS - POÁ COM ACENTO

publicado em:11/05/17 11:08 AM por: Redação Artigo
Adilson Santos

maxresdefaultCidadania nada mais é do que o exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão (ã), a partir do momento que a pessoa nasce, ela já é uma cidadã, que ganha sua certidão de nascimento. Nos seus primeiros cuidados humano, esta pessoa recebe o leite materno, com o colostro que vem com diversas proteínas que fortalecerá para a vida. Esta pessoa também recebe dos pais os cuidados, já do Estado as vacinas que ajudarão na defesa do organismo.

O cidadão tem seus direitos, mas também o bom cidadão, sabe e conhece bem seus deveres, os quais ajudam a sociedade ser melhor, onde todos tem que trabalhar um ajudando o outro, sendo assim, a sociedade será melhor, pois cidadania é respeitar os limites do outro e juntos construir uma sociedade melhor para todos.

Portanto, a nossa sociedade só será melhor, quando cada um fazer sua parte ou seja, ser cidadão, e exercer cidadania, um ajudando o outro em vários quesitos, começando a não jogar lixo na rua, cuidar da frente de casa, limpando, não jogando lixo nem cacarecos na calçada ou terreno baldio, não obstruir a calçada, que é o local de passagem de todos. Cuidar dos animais castrando e não deixando invadir o espaço alheio. Enfim, são diversos fatores.

Cadas cidadão, tem a obrigação de pagar seus impostos, mas cabe também cobrar dos agentes e serviços público qualidade e bom investimento, ou seja, ter uma participação mais efetiva na política, e não só votando por obrigatoriedade no dia da eleição. Afinal, a cidadania é um ato de vigilância de todos os membros da sociedade, não só quando é de interesse particular, o que tem acontecido muito nos dias atuais, mas do coletivo, pois se todos nós cada um fizer sua parte, não resta dúvidas que a sociedade que tem cidadãos exercendo seu ato de cidadania ela fica melhor.

Já na sua concepção, o que é ser cidadão?



A última modificação foi feita em:Julho 18th, 2019 as 22:45




Comentários



Adicionar Comentário