contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

ASSOCIAÇÃO REALIZA PASSEATA NO DIA MUNDIAL DO AUTISMO EM FERRAZ - POÁ COM ACENTO

publicado em:3/04/19 11:05 PM por: Redação Região
Pedro Ferreira

Sem nenhum apoio oficial da Prefeitura Municipal, apesar da existência da lei municipal nº 3.175, de 06 de setembro de 2013, que instituiu no município a “Semana de Conscientização sobre o Autismo”, a ser comemorada na primeira semana de abril, a Associação de Mães dos Autistas de Ferraz de Vasconcelos (Amafv) não deixou o Dia Mundial da síndrome a passar em branco. Nesta terça-feira, dia 02, a entidade realizou uma caminhada nas ruas centrais da cidade. O órgão atende na Rua Padre Feijó, 179, na Vila Corrêa.

O ato reuniu portadores da doença, parentes, amigos, voluntários e algumas autoridades politicas, entre elas, os vereadores Claudio Ramos Moreira (PT), Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue e Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro. Além disso, o primeiro deputado estadual eleito na história da cidade, Rodrigo Gambale (PSL) também prestigiou o início da passeata. De um modo geral, os presentes lamentaram mesmo foi à ausência de representantes do Poder Executivo.

Já a norma municipal da “Semana de Conscientização sobre o Autismo”, de autoria do então vereador, Walter Marsal Rosa, o Valtinho do Ipanema, autoriza, por exemplo, a administração juntamente com a sua Secretaria Municipal da Saúde a fechar parcerias com setores competentes nas esferas estaduais, federais, com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e com a iniciativa privada para promover atividades relacionadas à campanha. Em contrapartida, na prática, nada disso aconteceu.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos em várias cidades. A comemoração visa ajudar na conscientização da doença e, ao mesmo tempo, contribuir como o cidadão precisa lidar com a síndrome. A data foi criada, em 18 de dezembro de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alerta a sociedade e os governantes a respeito da doença e, com isso, derrubar preconceitos.

O autismo pertence a um grupo de patologias do desenvolvimento cerebral conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA). Os seus principais sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de manter relacionamentos sociais. Em todo caso, a doença é única para cada pessoa, no entanto, existem vários níveis diferentes de autismo. Com isso, há portadores que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Fonte: AICMFV




Comentários



Adicionar Comentário