CAPS AD EM SUZANO REALIZA AÇÃO ESPECIAL NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO - POÁ COM ACENTO
Atividade nesta segunda-feira (18/02) consistiu na divulgação dos serviços prestados e na busca ativa de usuários para receberem orientação
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Suzano realizou uma ação especial na manhã desta segunda-feira (18/02), Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A atividade consistiu na divulgação dos serviços prestados pelo órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Nagib Eid Ghosn, no Parque Maria Helena, com a participação de profissionais e de pacientes que já fazem tratamento atualmente, e na busca ativa de usuários para receberem orientação.
Esta foi a primeira vez que um evento específico em referência à data é promovido na cidade pelo Poder Público. Duas equipes atuavam no local: uma do Caps AD (psicólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) e do Consultório na Rua (assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem), programa realizado pela Secretaria de Saúde de Suzano, a partir de convênio com o governo federal, para acolhimento de pessoas em situação de rua. Após a montagem de uma tenda na praça, houve uma roda de conversa.
Além deles, também estavam presentes pacientes do órgão que passam por tratamento em saúde, como atendimento médico, atividades em grupo e oficinas terapêuticas. O Caps AD tem hoje mais de 2 mil prontuários, mas a rotatividade é grande, seja porque o paciente conseguiu organizar e melhorar a vida e abandonar o vício, seja porque deixou a cidade e não compareceu mais à unidade. “Muitos continuam trabalhando e no convívio de suas famílias. Outros são encaminhados pelos albergues. Mas há um entrave moral que dificulta essas pessoas de procurarem auxílio. Várias delas começam o tratamento só após o contato feito pelos parentes”, disse o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon.
O Caps AD funciona na rua 15 de Novembro, 26, na região central. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A equipe é composta de um médico clínico geral, três psicólogos, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem e dois auxiliares administrativos. As pessoas interessadas podem procurar diretamente o local ou mesmo uma Unidade Básica de Saúde, que faz a avaliação e, se necessário, o encaminhamento. Em média, o Caps AD de Suzano realiza 15 acolhimentos semanais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4745-0563.