FERRAZ CONTINUA COM AÇÕES DO "JANEIRO ROXO" - POÁ COM ACENTO
Leticia Riente
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos esta desde o começo do mês de janeiro, colocando em práticas as ações alusivas ao “Janeiro Roxo”. A iniciativa visa o diagnóstico, tratamento e conscientização da Hanseníase. Os serviços podem ser encontrados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município até o próximo dia 31.
Nos postos de saúde e também no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), os munícipes podem encontrar avaliadores que observam manchas na pele, que podem ser ou não provenientes da doença. Dependendo do resultado desta avaliação, o morador é encaminhado para um dermatologista da rede, preparado para acolher a demanda e conduta de encaminhamentos hospitalares que se façam necessários. A Secretaria também deverá realizar palestras em indústrias e escolas da cidade abordando o tema.
Outra estratégia adotada pela pasta é a distribuição de materiais informativos, visando a conscientização e o diagnóstico precoce. Vale destacar que também neste mês, os profissionais da Saúde ferrazense estão sendo capacitados por especialistas em Hanseníase para atender melhor este público.
De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, Aloísio Lopes Priuli, o objetivo do “Janeiro Roxo” é despertar a autoavaliação. “Muitas vezes uma mancha pode ser confundida com uma micose ou passar despercebida. As costas, pode exemplo, é um lugar do corpo que não conseguimos observar anomalias. As manchas da Hanseníase não doem, por isso é importante pedir ajuda de parentes ou cônjuge para verificar manchas em lugares que não conseguimos ver e prestarmos atenção nos sinais do corpo. Nós da Secretaria e o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, esperamos a adesão dos ferrazenses em mais está campanha”, disse Priuli.
Além de manchas na pele, outros sintomas da Hanseníase podem ser formigamentos, dormências, fraqueza, atrofias musculares, placas e nódulos, manchas com queda de pelos ou cortar-se ou queimar-se sem sentir. O atendimento para suspeita e encaminhamento para o tratamento da doença é realizado durante todo o ano em Ferraz, mas intensificado no mês de janeiro.
Fonte: AIPFV/Foto: Aurélio Alves