1º FESTIVAL "LITERATURA E PAISAGISMO" INICIA REVITALIZAÇÃO DE MUROS NO JARDIM REVISTA - POÁ COM ACENTO
Gisleine Zarbiettis
Iniciativa idealizada pelo escritor Sacolinha teve início na sexta-feira (14) e segue até domingo (16) com o envolvimento de grafite, plantio de árvores e saraus para colorir e animar a periferia de Suzano
Após transformar a paisagem urbana com cinco artes expostas em muros do Jardim Revista, o projeto “Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada”, do escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, caminha para a finalização da última leva que integra seu 1º Festival. A iniciativa teve início na sexta-feira (14 de dezembro) e segue até domingo (16 de dezembro) em parceria com o Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio da Associação Cultural Literatura do Brasil (ACLB) e Secretaria de Cultura de Suzano.
O projeto, que visa colorir muros da periferia com versos e grafite envolve ainda o plantio de árvores e a participação de vários artistas urbanos em uma espécie de mini trio elétrico cultural, que anima a ação com saraus enquanto os grafiteiros fazem sua parte. As intervenções são abertas ao público das 9 às 18 horas.
Idealizador do projeto, Sacolinha explica que a atividade começou com a limpeza dos muros e de seus arredores para o recebimento do plantio de mudas. Neste sábado (15), cinco muros começaram a receber os grafites com a animação dos saraus, coordenados por Gil Ferreira. A ação contou com o envolvimento dos grafiteiros Mesí, Da Lama, Jr., Rod e Smup, sob a curadoria de Vander Che.
Sacolinha destaca que a iniciativa pioneira em Suzano não traz vida nova somente à periferia, mas também a todos os que de alguma forma estão envolvidos na ação ou são beneficiados por uma de suas atividades: “Sinto-me revitalizado com esse projeto. Digo que ele revitaliza a quebrada, mas na verdade revitaliza as pessoas. Sou testemunho disso”, destaca.
A revitalização deste sábado (15) abrange as seguintes localidades: Rua Agulhas Negras, 6; Rua Guarani, 776; Rua Lincon, próximo ao nº 90; Rua Cumbica, 429 e Av. Libanesa, próximo ao nº 700, todas no Jardim Revista, zona Norte de Suzano. No domingo (16) outros dez endereços do mesmo bairro receberão os grafites da equipe composta ainda por Raça, Oreia, Jae, Faty e Niko. As apresentações artísticas dos saraus ficarão sob a responsabilidade de Papel
PROAC
Desenvolvido desde maio de 2017 como uma ação independente do escritor Sacolinha, o projeto “Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada” foi contemplado este ano com o ProAC para a realização de seu primeiro festival. A iniciativa ficou em primeiro lugar de um total de 200 projetos inscritos no Estado que concorriam a uma das dez vagas.
O projeto está presente em vários bairros da periferia não só em Suzano, como em Mogi das Cruzes, Itaim Paulista, São Miguel e Itaquera. O custeio é feito com a venda dos livros do escritor Sacolinha, que destina 50% do que arrecada para investir na ação. Quem quiser colaborar com a iniciativa é só adquirir os livros do escritor pelo site www.sacolagraduado.blogspot.com. Outras informações pelo WhatsApp 96680-4065.
1º Festival “Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada”
Programação de domingo, 16/12
Rua Chico Mendes, 88 – sarau das 10h às 11h30
Rua Santo Antonio, 383 – sarau das 11h40 às 13h10
Rua Santana, próx. ao nº 62 – sarau das 13h20 às 14h50
Rua Floresta, 121 – sarau das 15h às 16h30
Av. Francisco Marengo, 1.215 – sarau das 16h40 às 18h
Apresentação: Papel
Grafiteiros: Raça, Oreia, Jae, Faty e Niko
Fonte: AI