Prefeitura de Poá nega furto em monumento e afirma que arma da estátua caiu "de forma natural" - POÁ COM ACENTO
Por Adilson Santos

Veja como ficou a mão do soldado sem sua arma, que segundo a prefeitura caiu no chão, e não foi roubada.
Poá, SP – Após a grande repercussão da denúncia do portal POÁ COM ACENTO e de um vídeo publicado nas redes sociais detalhando os danos ao monumento da Praça dos Expedicionários, a Prefeitura de Poá e o secretariado municipal se manifestaram oficialmente na manhã desta sexta-feira (26) para esclarecer o ocorrido.
Diferente do que apontavam os relatos de comerciantes da área central, a administração municipal negou que a estátua do “pracinha” tenha sido alvo de furto ou vandalismo.
Em nota oficial enviada à nossa reportagem, o Executivo informou que a peça que compõe o monumento histórico não foi levada por criminosos.
“A Prefeitura de Poá esclarece que não houve furto do monumento da Praça dos Expedicionários. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por pessoas que encontraram a arma da estátua caída no solo. A peça foi recolhida pela equipe para preservação e será reinstalada em breve.”

Nesta semana postamos uma foto de como era a obra por volto dos anos em meados de 1970
A explicação sobre o estado da estrutura também ganhou detalhes em uma manifestação direta do secretário de Segurança Urbana, Ferreira. Em comentário publicado no próprio post do vídeo que repercutiu na cidade, o chefe da pasta reforçou o recolhimento e justificou a integridade do monumento.
“Boa noite a todos. A referida peça (arma) se encontra com a GCM, fomos acionados por munícipes ao qual nos informou que a mesma estava caída no chão próximo ao pé da estátua, simplesmente recolhemos e será recolocada novamente, por ser uma parte oca e pesada, tudo indica que caiu de forma natural”, declarou o secretário Ferreira ontem no post do vídeo, mas não disse quando ocorreu a queda da peça.
A manifestação da prefeitura ocorre após o encerramento do prazo solicitado pela nossa equipe na tarde de ontem, quando cobramos esclarecimentos junto à Secretaria de Comunicação Social (SECOM). Embora o retorno não tenha chegado a tempo do fechamento da primeira matéria, a mobilização da população e a cobrança jornalística aceleraram os esclarecimentos públicos na manhã de hoje.
O portal POÁ COM ACENTO continuará acompanhando o caso para registrar o momento em que a restauração for concluída e a peça for devidamente reinstalada no monumento, devolvendo ao centro da cidade sua identidade histórica completa.
Fotos: Adilson Santos / Ângulo Produções / Redes Sociais
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram?
Ou entre em nosso Grupo do WhatsApp <<<<De Forma Anônima>>>> Clicando Aqui. É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho. E também tem a opção de TikTok.

.