contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Auto de Páscoa da Gileade: A junção do belo e o sagrado produziu um espetáculo memorável - POÁ COM ACENTO

publicado em:28/04/25 8:47 PM por: Redação Poá

Por Sergio Rodrigues

Poá, SP – A data mais importante do calendário, para os adeptos do Cristianismo, seja católico, evangélico ou ortodoxo, é a Páscoa, que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Época em que se celebra o advento em todas as partes do país – com o reforço na tradição que chegou aos calendários oficiais de prefeituras. Ainda no final de semana que se avizinha, ocorreram celebrações e encenações do calvário de Cristo em algumas cidades e localidades.

De sorte que este é um evento comum, mas concorrido nesta época do ano. Quer dizer, tudo muito comum, exceto para quem frequenta a Igreja Apostólica Gileade, da cidade de Poá. Ali, as celebrações se constituem em momentos de rara beleza. Como foi o culto de adoração que recebeu o nome de “Auto de Páscoa Ele Vive” que aconteceu no dia 20 de abril, uma apresentação digna de figurar numa Sala São Paulo, ou num Teatro Municipal – descontando-se os exageros de praxe.

Contudo, dos eventos que a reportagem da POÁ COM ACENTO presenciou, pode-se dizer que foi um espetáculo realístico, mas que faz os espectadores viajarem nas histórias contadas no palco.

A encenação, embora focada em destacar o advento da ressurreição do Cristo, na prática abordou toda a sua passagem pela Terra. O nascimento, adolescência, pregações, sermões e milagres, entrada em Jerusalém, ceia, a traição de Judas, a prisão, julgamento, calvário, crucificação, morte e ressurreição.

E, claro, terminando na ascensão, em uma cena muito bem preparada e ensaiada. Olhando de longe, deu a impressão de que o “ator” que ‘performatizou’ o papel de Jesus realmente estivesse flutuando, até desaparecer no cenário ao alto.

As aspas colocadas no termo ator foram para denotar que todo o evento é montado com mão de obra própria da Gileade, sob a batuta do pastor Valmir Tavares, o fundador e líder da igreja. Ele acompanha e supervisiona cada fase de preparação para o espetáculo que, no final, é levado ao público – pouco mais de 900 pessoas que foram prestigiar a celebração especial e acabaram recebendo um verdadeiro presente dos 103 atores, adultos, jovens e crianças. Mais 30 membros do “ministério de Louvor”, o corpo preparatório das celebrações; 26 membros do coral, 13 músicos da orquestra e 18 profissionais de multimídia. Isso, sem enumerar o batalhão de obreiros que auxiliam na organização de tudo.

Por tudo se constituir em produção própria dos membros da igreja, o resultado, a apresentação foi digna dos melhores elogios.

Segundo contou o pastor Valmir à reportagem, a preparação para o Auto de Páscoa levou quatro meses intensos de ensaios. “Mas a gente faz tudo isso com enorme alegria”, explicou ele. Nem precisaria dizer, basta olhar as imagens do evento para constatar o clima de engajamento de todos que fizeram a celebração acontecer.

O ambiente ali não é aconchegante apenas em razão das celebrações, mas difere de muitas outras denominações no acolhimento que é feito às pessoas que vão aos cultos. No início, é sempre feita uma saudação especial, com música e cânticos, aos que comparecem pela primeira vez. Contudo, é na pregação que a Gileade tem o seu diferencial em relação a muitas denominações neopentecostais e mesmo algumas pentecostais tradicionais.

A didática do líder e das pessoas que têm ‘lugar de voz’ nos sermões e pregações apresentam uma dinâmica diferente em relação a outros ritos conhecidos. Pastor Valmir Tavares fala com leveza, mais em nível de diálogo com os fiéis do que uma mensagem do tipo “de cima para baixo”, inquisitiva, professoral, quando não raro ditatorial que muitos pastores empregam nos seus cultos.

O curioso é que a todo tempo, Tavares repete a frase “divirta-se”, como se quisesse dizer a cada um ‘entre, sinta-se à vontade e deleite-se’ com as palavras e ensinamentos. O resultado de tudo é que as mensagens passam a ser melhores entendidas pela plateia.

E é realmente uma didática não usual. A proposta é baseada na teologia da generosidade. Enquanto igrejas consolidadas, como outras maiores e mais tradicionais, apostam na teologia da prosperidade, na Gileade a abordagem quer valorizar o acolhimento e a partilha.

A explicação para a palavra ‘Gileade”, na Bíblia, quer dizer, “o monte do testemunho’ uma região montanhosa a leste do rio Jordão (onde se localiza hoje o Reino da Jordânia – vizinha de Israel).

Valmir Tavares e a pastora Rosana Oliveira, sua esposa, iniciaram o ministério apostólico em 2004. E realizam um trabalho impressionante, quando se observa um templo espaçoso, que mais se assemelha a um salão de festas, com cozinha, escritório, sala de reuniões, amplo espaço e um auditório com capacidade para 960 pessoas.

Para o líder da igreja, o evento superou as expectativas. “Quanto ao evento, eu avalio como um grande sucesso, no sentido espiritual mesmo. Primeiro que a igreja esteve lotada, não cabia todo mundo. A igreja não é pequena, e tivemos mais de 140 pessoas em pé, sem contar as que estavam envolvidas com a organização”, explicou o pastor Tavares.

E aproveitou para anunciar uma novidade. O espaço da igreja está sendo ampliado e remodelado para atender a um público maior de pessoas. A igreja imagina comportar cerca de 1.500 pessoas a cada culto.

“Tivemos também o êxito em levar pessoas que não conhecem o Evangelho tal qual a igreja cristã evangélica prega. Saíram falando muito bem, muitas das quais falaram em retornar à igreja. Outras falaram em retornar para a igreja – independente de ser aqui, na Gileade. Foi muito positivo para os próprios membros da igreja, que se disseram felizes por ajudar a passar a mensagem”, comemorou o líder da Gileade. E destacou o brilhantismo do batalhão de membros que ajudaram a realizar o evento.

Em suma, a junção da tecnologia com a determinação de seus membros e a sacralidade, resultaram em um belo espetáculo religioso, mas principalmente artístico e que agradou aos olhos de quem viu.

Se você quiser assistir na íntegra, veja abaixo como foi esse lindo espetáculo

Foto: Adilson Santos / Ângulo Produções

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho

 

.

 

 





Comentários



Adicionar Comentário