Sob aplausos e orações, mundo se despede do Papa Francisco - POÁ COM ACENTO
Da Redação
Vaticano, IT – Em uma manhã de sábado ensolarada e marcada pela emoção, o mundo se despediu do Papa Francisco, em uma cerimônia que refletiu o espírito de oração, fraternidade e unidade que ele cultivou durante todo o seu pontificado.
Milhares de fiéis se reuniram para acompanhar o último adeus ao líder religioso que, no Domingo de Páscoa, havia recebido o carinho do povo sem que soubessem que seria seu último encontro. Entre os presentes estavam não apenas chefes de Estado e líderes mundiais, mas também inúmeros adolescentes, que haviam viajado ao Vaticano para o Jubileu dos Adolescentes, além de representantes de diversas denominações cristãs e outras religiões.
Durante a homilia, o cardeal Giovanni Battista Re emocionou a todos ao destacar duas passagens da vida de Francisco que foram calorosamente aplaudidas. A primeira lembrou a convicção que guiou sua missão: fazer da Igreja uma “casa para todos”, sempre de portas abertas. Em sua última Jornada Mundial da Juventude, Francisco enfatizou: “Todos, todos, todos”, reforçando que ninguém está fora do amor de Deus, independente de sua condição.
A segunda passagem que tocou os presentes foi a memória de seu apelo incansável pela paz. Mesmo do hospital, Francisco não cessou de condenar a guerra, clamando por “negociação honesta” e denunciando o horror da destruição causada pelos conflitos armados. “A guerra é apenas morte de pessoas, destruição de casas, de hospitais e escolas”, recordou o cardeal.
Um momento simbólico de esperança também marcou a cerimônia: antes de seu início, os presidentes dos Estados Unidos e da Ucrânia se encontraram por alguns minutos, num gesto que muitos interpretaram como mais um esforço de diálogo inspirado pelo pontífice, que escolheu como nome Francisco, em homenagem ao santo da paz de Assis.
O Papa Francisco, fiel ao Evangelho e dedicado aos pobres, humildes e marginalizados, foi acolhido no limiar da Basílica de Santa Maria Maior para seu último olhar à imagem de Maria Salus Populi Romani, encerrando assim uma vida marcada pelo serviço, pelo amor e pela construção de pontes entre os povos.
Fonte e Fotos: Vatican News
Ver essa foto no Instagram
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.