Operação mira contratos de prefeituras que seriam ligados ao PCC, em Poá tem vereador de Ferraz detido - POÁ COM ACENTO
Por Daniel Mello / Redação
Ministério Público de São Paulo cumpre 15 mandados de prisão
O Ministério Público (MP) de São Paulo faz nesta terça-feira (16) uma operação contra um suposto esquema de fraudes em licitações associado à facção criminosa PCC.
Foram expedidos 15 mandados de prisão, sendo três contra vereadores da região do Alto Tietê e do litoral paulista. São cumpridas ainda 42 ordens de busca e apreensão.
De acordo com os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o esquema atuava para fraudar licitações em 12 municípios paulistas, incluindo a capital, cidades da Grande São Paulo, interior e Baixada Santista.
Segundo o MP, ao orientar os vencedores das licitações, os contratos atendiam aos interesses da facção criminosa. Entre os crimes que teriam sido praticados pelo grupo há corrupção de agentes públicos, fraude em documentos e lavagem de dinheiro.
Fim de Linha
Há uma semana, o MP lançou a Operação Fim de Linha, a partir de investigações que indicam a participação do PCC em empresas de ônibus concessionárias do transporte público na capital paulista. Foram cumpridos quatro mandados de prisão.
A prefeitura de São Paulo assumiu a gestão de duas empresas que, segundo os promotores, têm envolvimento com o PCC. A UpBus e a Transwolff transportam cerca de 650 mil passageiros por dia.
A medida foi tomada para evitar a interrupção dos serviços à população. Em 2023 as companhias receberam mais de R$ 800 milhões de remuneração por contratos com a prefeitura de São Paulo.
Vereador de Ferraz Flavio Batista está detido em Poá
A imprensa da região acordou em polvorosa sabendo da informação da operação, com a prisão de dois políticos da região do Alto Tietê, o primeiro suspeito é o ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel, Luiz Carlos Alves Dias, Luizão Arquiteto (MDB), foi preso na manhã de hoje durante a ‘Operação Muditia’ deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pela Polícia Militar. Ele é pré-candidato a prefeito da cidade.
O vereador foi presidente da Câmara Municipal por sete anos. A primeira vez para o biênio 2013/2014, voltou para a presidência em 2019 no qual foi reeleito em 2020, 2021, 2022 e 2023. Atualmente é membro do Conselho de Ética e Disciplina Parlamentar do Legislativo de Santa Isabel.
O segundo político que está detido na Delegacia de Polícia de Poá é o ex-presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Flavio Batista de Souza, o Inha (Podemos), a prisão por hora é provisória e durará 5 dias, a não ser que seja feita um novo pedido pela justiça.
O vice-presidente da Câmara de Ferraz Eliel de Souza (Republicanos), o Eliel Fox estava na delegacia de Poá e conversou com o colega vereador, procurado pela reportagem disse que estava lá como advogado.
Já A câmara de Ferraz de Vasconcelos informou que não vai se manifestar sobre o assunto.
As investigações e diligências continuam.
Fonte: AB / Com informações de Marilei Schiavi / Foto: Adilson Santos / Ângulo Produções
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.
Ouça a rádio que toca Flash Back 24 horas no ar clicando aqui: https://www.radiopca.com