Como será o carnaval no sentido de inclusão de pessoas com deficiência intelectual - POÁ COM ACENTO
Blocos de rua inclusivos
O carnaval é uma festa que mobiliza milhares de pessoas no Brasil. No entanto, ainda é comum notar a ausência de pessoas com deficiência nessas comemorações. Além de promover alegria, é necessário a promoção da acessibilidade nas ruas e locais festivos, já que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual.
Neste contexto, alguns blocos em São Paulo promoverão uma festa voltada para a inclusão, como o Bloco do Fico, que sai no dia 04/02, às 13 horas, da Rua Cipriano Barata. Essa iniciativa busca proporcionar diversão e abordar a importância da participação de todos nos ambientes festivos.
Acessibilidade no carnaval de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), inclui no carnaval de 2024 intérpretes de Libras nos carros de som durante todo o desfile do Grupo Especial e de Acesso. Assim, pessoas com deficiência auditiva serão incluídas e poderão acompanhar os enredos. Além disso, acontecerá uma nova edição do projeto “Samba com as Mãos” que traduz os sambas-enredo das escolas que desfilam no Anhembi para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para promover a inclusão.
A escola Rosas de Ouro promove ala inclusiva
As escolas de samba também estão engajadas na promoção da inclusão. A Rosas de Ouro, há mais de 20 anos, mantém uma ala dedicada à inclusão, idealizada por Vanessa Dias, diretora social da escola. Essa ala não apenas inclui cadeirantes, mas também recebe participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
Uma dessas pessoas que desfila diversidade é a Helena de 13 anos com Síndrome de Down, atendida pelo Instituto Jô Clemente (IJC). A Rosas vai desfilar no grupo especial no dia 09/02.
Colaborou: O porta-voz do Instituto Jô Clemente (IJC)
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram
Ouça a Rádio PCA que toca Flash Back 24 horas clicando aqui