contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Núcleo de PLP Poá forma a primeira prefeita Promotora Legal Popular do Brasil - POÁ COM ACENTO

publicado em:27/11/23 3:24 PM por: Redação Poá

Formatura aconteceu quinta-feira dia 23 na cidade vizinha de Suzano e teve menção honrosa das co-coodenadoras de Poá e professores do curso

A prefeita Marcia Bin recebeu o certificado de sua formação de Promotora Legal Popular

A cidade de Suzano recebeu no dia 23 de novembro no cineteatro Wilma Bentivegna quase cem mulheres que receberam das mãos das responsáveis do curso na décima primeira turma o certificado de PLP ‘Promotora Legal Popular, entre elas estava a prefeita de Poá Marcia Teixeira Bin de Sousa (União Brasil) que foi a primeira prefeita a se tornar uma PLP que estava junta com as 20 alunas do núcleo de Poá.

Nesta turma Suzano formou 500 mulheres em seus núcleos, e estavam presentes também alunas de Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes que também se tornaram PLPs e passam a atuar, voluntariamente, na orientação e prevenção da violência contra a mulher.

“É um orgulho e uma satisfação muito grande fazer parte deste grupo de mulheres fortes. A partir de agora também visto a camisa de Promotora Legal Popular. Agradeço a oportunidade e reitero meu compromisso de seguir trabalhando não só pelos direitos das mulheres, mas por uma sociedade mais respeitosa e igualitária”, afirmou a prefeita Marcia.

A formatura aconteceu sob a organização da presidente do Fundo Social de Solidariedade daquela cidade, Larissa Ashiuchi. Também estiveram presentes no evento o prefeito suzanense Rodrigo Ashiuchi, o vereador municipal Lazaro de Jesus – representando o legislativo da cidade, representantes da OAB de Ferraz de Vasconcelos e região, entre outras autoridades de Suzano.

“Agradeço a Larissa pela acolhida aqui em Suzano, ao prefeito Rodrigo Ashiuchi pelas palavras e parceria com Poá, à nossa coordenadora, Dra Sandra Nogueira, às queridas amigas Andrineia Gomes e Janaina Bueno e a todas que contribuíram para que chegássemos até aqui”, declarou a prefeita Marcia Bin.

No Alto Tietê o curso  tem a coordenação da advogada suzanense Sandra do SASPE ‘Serviço de Ação Social e Projetos Especiais’ da prefeitura de Suzano. A capacitação foi realizada entre os meses de março e novembro, no total de 30 aulas. Em Poá, o núcleo foi coordenado pelas promotoras Janaina Bueno e Andrineia Gomes. Cerca de 30 mulheres se formaram neste ano por meio do Núcleo Poá e algumas de outras localidades, como Itália, Paraná e Minas Gerais.

“Com o formato on line, o curso de Promotoras Legais Populares não tem mais fronteiras e limites. E este é o nosso objetivo: capacitar cada vez mais mulheres, garantindo conhecimento e a formação necessária para que se tornem a nossa voz na defesa de outras mulheres”, afirmou a coordenadora Sandra Nogueira.

A coordenadora de Poá Andrineia Barbosa Gomes, que recebeu menção honrosa pela sua dedicação ao núcleo de Poá, em sua fala durante o evento, parabenizou a primeira dama de Suzano Larissa Ashiuchi, como a coordenadora Sandra Nogueira, como também aos professores, a prefeita Marcia Bin e ao portal de notícias POÁ COM ACENTO em apoio e divulgação da causa, Andrineia destacou em sua fala a participação da prefeita Marcia pela disposição e coragem em participar do curso. “Este é um marco para a PLP no Brasil. Agora temos uma prefeita eleita que também é promotora. Parabéns pela coragem e disposição em encarar mais este desafio”, disse.

Veja o discurso da prefeita Marcia Bin

O que faz e como atua uma PLP? 

As Promotoras Legais Populares (PLPs), conhecidas em diferentes países da América Latina também como “agentes multiplicadoras de cidadania”, o projeto das Promotoras Legais Populares consiste em um curso de formação de mulheres para a ampliação e fortalecimento do conhecimento de seus direitos e dos caminhos de acesso à justiça e combate à discriminação e opressão, atuando como uma ponte entre o Estado e a população.

O PLP pretende possibilitar às participantes o reconhecimento das situações de violência e de violação de direitos, apontando os mecanismos jurídicos de proteção da mulher.

Núcleo de Poá já tem dois anos

Com total apoio do SASPE ‘Serviço de Ação Social e Projetos Especiais’ da prefeitura de Suzano, Andrineia Barbosa Gomes se formou no ano de 2021 e foi oradora da turma, escolhida entre as pares. No ano seguinte 2022 juntamente com a servidora pública da prefeitura de Poá Janaína Bueno Araújo de Jesus, que fez o curso e se formou nesta turma. Com o apoio e coordenação da Dra. Sandra Nogueira, as duas começaram agilizar o núcleo de Poá, que começou com 48 mulheres no grupo com 17 formandas.

No ano de 2023 dentre as alunas estava a prefeita de Poá Marcia Bin, que juntamente com 47 mulheres no grupo do núcleo de Poá se formaram dia 23.

Segundo a prefeita Marcia a partir do ano que vem, a formatura do núcleo de Poá será na cidade.

 

Com informações da SECOM Poá / Fotos: Adilson Santos / Ângulo Produções

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram

 

 





Comentários



Adicionar Comentário