Poá teve seu primeiro painel com o tema: 16 anos da Lei Maria da Penha - POÁ COM ACENTO
Na ocasião, a chefe do Executivo anunciou a entrega de um novo veículo para a Patrulha Maria da Penha para intensificar o combate à violência contra a mulher e parceria no curso de Promotoras Legais Populares
O Painel “Avanços e Perspectivas” foi realizado na tarde desta sexta-feira (12/08), no Teatro Municipal Turíbio Ruiz. A iniciativa das Secretarias de Habitação e da Mulher promoveu um bate-papo sobre a atuação e aplicação da Lei Maria da Penha, em alusão aos 16 anos da sua existência, completados no último dia 7 de agosto.
“Este evento se trata de uma ação muito importante. Hoje o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países que mais mata mulheres no mundo. Precisamos ajustar e aperfeiçoar nossas leis para mudarmos este cenário. Além disso, devemos informar e acolher essas vítimas de violência doméstica ou familiar”, aponta o Secretário de Obras, Ricardo Leão.
Na oportunidade, a prefeita Marcia Bin anunciou a entrega de um veículo novo para a Patrulha da Maria da Penha de Poá. “É mais uma conquista que irá intensificar os trabalhos no combate à violência contra a Mulher. Atualmente, a equipe já faz um excelente atendimento às vítimas e em nome da coordenadora Kelly Aparecida Pedro, aproveito para parabenizar a toda equipe por todo o empenho”, disse. Na ocasião em compromisso verbal a prefeita anunciou com a advogada Sandra Nogueira do SASPE ‘Serviço de Ação Social e Projetos Especiais’ de Suzano, o curso de Promotoras Legais Populares, que já tem uma turma de 30 mulheres já fazendo este ano.
A chefe do Executivo ressaltou ainda sobre o atraso na elaboração de medidas protetoras para as mulheres e sobre como a comunicação é importante para uma relação saudável. “Uma mulher precisou ficar em uma cadeira de rodas para que ações fossem tomadas. A omissão e a negligência fizeram parte do nosso passado, mas não do nosso futuro. O diálogo se faz muito importante para um casal, ele é uma das principais ferramentas contra a violência e é exatamente o que estamos fazendo aqui hoje”, ressaltou.
O encontro que foi mediado e organizado pela assistente social do Departamento de Habitação, Janaina Bueno, e a idealizadora do projeto Mulheres e Sua Voz (MSV), Andrinéia Gomes, teve a participação da Delegada de Polícia, Junia Cristina Macedo; da Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Poá, Kelly Aparecida Pedro; da advogada e ativista, Sandra Nogueira; da secretária da Mulher, Maria da Graça Chaia Marques, e da cantora Raíssa Bragil.
O evento também contou com a presença da comandante da GCM de Suzano, Rosemary Caxito, e das agentes da equipe da Patrulha da Maria da Penha da cidade vizinha, Almeida e Karina. Também estiverem presentes o Secretário de Cultura, Ariel Borges; o diretor do Departamento de Habitação, Antônio Carlos Pereira Santos, bem como as vereadoras Jilmara Quirino e Patrícia Bin, e o vereador Lucas Ferrari e do editor do portal de notícias POÁ COM ACENTO #HeForShe que vem apoiando e divulgando a causa de proteção da mulher.
Fonte: AIPMP / Foto: Mulheres E Sua Voz