Câmara de Poá concedeu três honrarias, entre elas ao pastor Oséias do Madureira - POÁ COM ACENTO
Por Sergio Rodrigues / Adilson Santos
Câmara homenageia três com o título de “Cidadão Poaense”
Em uma bela sessão solene na noite do dia (30/06), a Câmara Municipal de Poá concedeu o título de “Cidadão de Poá” a três importantes personagens que contribuem pelo bem-estar da coletividade poaense: o pastor da Assembleia de Deus Oséias Santos Silva, o pastor e advogado Cid Joseph e o funcionário decano da SABESP Celso Antonio Godoy.
Com o plenário repleto de parentes, amigos e admiradores, a solenidade teve início com as entoações do hino nacional brasileiro e o hino de Poá e foi abrilhantado pelo experiência cerimonialista Luciano Toledo. A cerimônia teve o condão de ser ágil e pragmática, sem aqueles discursos logos e entediantes. Logo em seguida, foram lidos os projetos de decreto legislativos (PDL) pelos quais foram conferidas as honrarias aos três contemplados.
O PDL 014/2022, de autoria do vereador e presidente da Mesa Diretora Diogo Reis do Santos, o ‘Pernoca’ (PTB), concedeu o título ao pastor Oséias Santos da Silva, mais conhecido como “Oséias do Madureira” (alusão ao ministério do qual é um dos quatro vice-presidentes); o PDL 022/2021, de autoria do vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (Podemos), ‘Edinho do Kemel’, ofertou ao advogado e pastor José Aparecido de Souza, o pastor ‘Cid Joseph’; e o PDL 006/2022, pelo vereador Rogério Mathias (PTB), agraciou o técnico de atendimento ao público da SABESP, Celso Antonio Godoy, por relevantes serviços prestados ao longo de 45 anos pela empresa.
O cerimonial da Câmara conduziu de maneira profissional o evento, que ainda teve a gravação oficial para os registros da Casa e a transmissão ao vivo, via Internet, por este portal Poá Com Acento.
O convidado especial do evento foi o deputado federal Cesinha do Madureira (PSD), que fez um discurso onde destacou o papel dos vereadores na vida cotidiana da cidade. Também estiveram presentes os vereadores Saul Souza, Edevaldo Gonçalves e Beto Mello.
Após os discursos, sessões de fotos, abraços, afagos e emoções plurais, os homenageados, autoridades e convidados foram recepcionados com um coffee-break, ofertado pela Mesa diretora da Câmara.
Oséias do Madureira, de vendedor de jornal ao posto de vice presidente da AD Brás
O título de “Cidadão Poaense” está no topo da cadeia das homenagens geralmente dispensadas a pessoas e/ou personagens que desempenham na sua atividade cotidiana um papel relevante em prol da coletividade poaense.
O título de cidadão honorário acaba sendo uma adoção emocional, o contemplado acaba se tornando um ‘filho da terra’. “Aumenta em muito a minha responsabilidade como cidadão”, disse o pastor Oséias Santos da Silva, na entrevista concedida ao portal Poá Com Acento, logo após a parte oficial da sessão solene da Câmara Municipal de Poá, presidente pelo vereador Diogo Pernoca (PTB), e onde lhe foi concedido o título de Cidadão Poaense.
“Minha palavra esta noite é de profunda gratidão, primeiro a Deus, depois aos nobres vereadores que votaram e aprovaram, todos eles, esta homenagem que carregarei pela vida”, discursou na tribuna um emocionado Oséias do Madureira, jpa como um “cidadão de Poá”.
Nascido em Mogi das Cruzes, mas tendo vindo para Poá ainda criança, o jovem Oséias cresceu, estudou e começou a vida profissional no município, Seu primeiro emprego foi na empresa ARC Informática, exercendo o cargo de “office-boy”. Ele também começou a vida e o ofício religioso no município. “Sim, meu ministério teve início aqui na cidade como membro da igreja e músico ”, concordou ele.
E continuou os agradecimentos. “Agradeço a todos os pastores e irmãos que estão aqui” (um grupo de pastores da Assembleia de Deus foi à Câmara prestigiar o pastor Oséias e renderam-lhe homenagens, inclusive com um hino que foi solado com trompete). “Vindo para cá, me ocorreu à memória algumas histórias vividas aqui. Nas ruas desta cidade eu vendia jornais, vendia pipoca, salgadinhos. Foi aqui em Poá que fui educado pelos meus pais, que estão aqui. Em qualquer lugar em que estiver, nunca irei esquecer minha origem, aonde eu vivi”, completou Oséias.
Por sorte, seus pais, Severino e Neusa ainda estão vivos e puderam assistir à homenagem recebida pelo filho, um reconhecimento da classe política ao desempenho e realizações de seu Oséias em prol da população poaense.
Este tipo de homenagem só é prestado a pessoas especiais e têm de passar pelo crivo de uma maioria de parlamentares para ser aprovado. Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida na localidade, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo da localidade que lhe concedeu tal cidadania.
Esta é, em síntese, a relação da história de vida do pastor Oséias do Madureira com Poá. Uma justa homenagem.
Foto: Osvaldo Birke / Ângulo Produções
Assista a entrevista do Pastor Oséias do Madureira, o mais novo cidadão Poaense
Assista aqui a Sessão Solene na Integra
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram