Anuário da Reciclagem 2021 - Dados sobre a coleta seletiva dos catadores - Assista como foi - POÁ COM ACENTO
O Anuário da Reciclagem é um dos documentos mais importantes para a cadeia de reciclagem no Brasil, principalmente quando o assunto é a gestão integrada dos resíduos sólidos. Em 2021, a pesquisa chegou à sua terceira edição.
A plataforma permite uma análise completa sobre a atuação das catadoras e catadores de materiais recicláveis, bem como de suas organizações, e funciona como uma ferramenta de universalização de informações sobre a cadeia de reciclagem.
A crescente fabricação de produtos e embalagens e o impacto que eles ainda geram no meio ambiente ampliam a necessidade de recuperação e destinação adequada dos resíduos sólidos que produzimos.
Nos últimos anos, o aumento do desemprego e da pobreza levou ao crescimento do número de catadoras e catadores nas ruas e lixões. Essa realidade alavancou a luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais, tão essenciais para o planeta, e ampliou o envolvimento das empresas e do poder público, possibilitando o crescimento da cadeia de reciclagem no Brasil. Essa expansão, no entanto, trouxe a necessidade de informações que analisem a realidade do setor, em especial, a atuação das catadoras e catadores de materiais recicláveis, para que tenhamos políticas públicas que contemplem avanços na qualidade de vida e de trabalho desta categoria.
Pensando nisso, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Pragma, em parceria com a LCA Consultores, criaram, em 2019, o Anuário da Reciclagem, a maior plataforma de informações sobre a atuação das catadoras e catadores do Brasil.
Entender a realidade da cadeia de reciclagem no Brasil, o perfil socioeconômico de quem a movimenta, o nível de estruturação das organizações de catadoras e catadores e a quantidade de materiais que são recuperados é essencial para o planejamento da gestão integrada de resíduos sólidos no país e para o avanço na garantia de direitos para essa categoria, tão fundamental para o mercado e o meio ambiente.
Por meio do anuário, vemos, também, a importância dos sistemas de logística reversa e de coleta seletiva que incluam esses trabalhadores e trabalhadoras, visto que estamos falando de uma categoria profissional estratégica e grande aliada do planeta.
Inscreva-se em nossos canais e acompanhe nossas redes sociais para continuar por dentro dos desdobramentos do Anuário da Reciclagem 2021! Além disso, você receberá conteúdos sobre ESG, sustentabilidade, economia circular, logística reversa e reciclagem.
Compartilhe este vídeo de lançamento do Anuário da Reciclagem 2021 e contribua com a divulgação dos dados coletados!
Fonte: AI