Amanhã sábado tem 'Dia V' da campanha de multivacinação em Poá - POÁ COM ACENTO
Atualização das carteiras vacinais ocorrerá em todas as UBS’s e ESF’s, das 9 às 15 horas; neste dia não terá aplicação da vacina contra a Covid-19
O município de Poá realiza neste sábado (16/10), o “Dia V” da Campanha de Multivacinação em todas as unidades da rede básica de saúde. A ação será realizada das 9 às 15 horas e tem como finalidade proporcionar aos munícipes a atualização das carteiras vacinais que não estão em dia pela falta de alguma vacina.
A campanha nacional teve início no 1º dia deste mês de outubro e, até o momento, 445 cadernetas de vacinação já foram atualizadas no município. “É de grande importância manter atualizado o cartão vacinal. É a melhor maneira de mantermos as doenças que são prevenidas pelas vacinas, longe das nossas crianças”, afirmou a diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde.
O “Dia V” da Multivacinação será realizado neste sábado (16/10), nos mesmos moldes que a campanha é aplicada, diariamente, no município. A ação ocorrerá das 9 às 15 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s). “Vale ressaltar que no ‘Dia V’, não serão aplicadas as vacinas contra a Covid-19. A campanha de imunização contra o coronavírus será retomada, normalmente, na próxima segunda-feira (18/10)”, destacou a Vigilânia Sanitária de Poá.
Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos da campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Dados
Segundo os números divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde, nesta quinta-feira (14/10), 445 carteiras vacinais já foram atualizadas no município, sendo 203 de crianças com até um ano de idade, 127 cadernetas de crianças com idade entre 2 e 4 anos e 115 documentos colocados em dia de munícipes com idade entre 5 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
“Pedimos aos pais e/ou responsáveis que não deixem de levar os seus filhos para atualizar a carteira. Manter as vacinas em dia é de extrema importância para o combate de diversas doenças e, consequentemente, para a manutenção da saúde das crianças”, é a orientação da Saúde de Poá.
Fonte: AIPMP