PREFEITURA DE ITAQUA RENOVA PARCERIA PARA A REALIZAÇÃO DA JORNADA ECOVIVER NAS ESCOLAS - POÁ COM ACENTO
O prefeito Eduardo Boigues recebeu nesta sexta-feira (19), em seu gabinete, juntamente com o secretário da Educação, Lucas Costa, representantes da Ecopistas. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto já atuante nas escolas municipais da cidade desde 2010, chamado Jornada Ecoviver, e assinar o termo de cooperação.
O projeto incentiva ações de transformação na comunidade escolar acerca da realidade em que vivem e das questões urgentes da atualidade, como o meio ambiente.
Para o secretário de Educação, manter o projeto é um ganho para a cidade, algo a mais na educação dos estudantes assistidos. “As escolas trabalham o conteúdo didático para o aprendizado de nossas crianças, mas quando temos a oportunidade de manter projetos que vão agregar na educação, sem dúvida, elas terão mais consciência ecológica, tornando-se grandes cidadãos”, pontuou Lucas.
Gerson da Silva, coordenador de sustentabilidade da Ecopistas, explicou que a Jornada Ecoviver é o carro chefe da empresa em educação ambiental e sustentabilidade, muito importante para a cidadania. “O projeto, engajado com o município e o público alvo, que são as crianças, vai transformar e trazer uma nova realidade, um novo futuro para o município e para nosso planeta.”
A coordenação da jornada é de Elaine Lopes, que explica que os professores recebem a capacitação para desenvolver o projeto e, no fim do ano, há apresentações lúdicas, realizadas pelos alunos. “Nós desenvolvemos com professores uma série de estratégias para que eles possam, junto com as crianças, avançar em seus conhecimentos e realizar ações práticas, transformando o aprendizado em uma apresentação teatral no fim do ano.”
O prefeito Eduardo Boigues afirmou que toda parceria que traga ganhos para a educação deve ser mantida na cidade. “Nossa cidade precisa cada vez mais de incentivo. Vamos abraçar as parcerias e, juntos, mudar a realidade de Itaquá.”
Ao todo, 24 escolas municipais foram atendidas no ano passado de maneira online por conta da pandemia. Este ano, o projeto seguirá sendo online, mas com a possibilidade de algumas reuniões presenciais.
Fonte: AIPMI / Foto: Millena Matos