EM SUZANO, FESTIVAL MIX PROMOVE QUATRO DIAS DE ATRAÇÕES GRATUÍTAS - POÁ COM ACENTO
Heitor Herruso
Organizado pelo Teatro Contadores de Mentira com recursos da Lei Aldir Blanc, agenda apresentará música, teatro, dança, literatura e debates entre 26 e 30 de dezembro
Possibilitado por recursos da Lei Aldir Blanc, o Festival Mix promove “cultura potente, pulsante e plural”, de graça, pela internet. Com programação variada e afirmativa, o evento organizado pelo Teatro Contadores de Mentira, de Suzano, beneficiará diretamente 104 companhias, grupos, artistas independentes da cultura popular, do circo, do movimento LGBTQIA+ e da cultura negra, gerando renda para mais de 300 pessoas numa programação que vai ao ar entre os dias 26 e 30 de dezembro.
As atividades incluem apresentações e performances de música, dança, teatro e literatura em formato pocket, debates, espetáculos Multilinguagem e manifestações da cultura popular de artes circenses, LGBTQIA+ e culturas negras. Todas foram selecionadas a partir de um chamamento público digital, que teve inscrições abertas até o último dia 8.
O foco da agenda é manter viva a “efervescência artística e cultural do Alto Tietê” durante a pandemia, como conta K.iqui Calisto, ativista, membro do Contadores de Mentira e um dos nomes à frente da coordenação.
“Muito embora o setor cultural e seus respectivos profissionais tenham sido drasticamente afetados criativa e economicamente durante a pandemia de Covid-19 no país e no mundo, é inegável a potência da macrorregião já há bastante tempo”, diz ele.
Para K.iqui, todas as cidades da região – sem exceção – são ricas em “manifestações da cultura popular e tradicional” e também em “produções artísticas e culturais voltadas e/ou produzidas à comunidade LGBTQIA+ a partir de perspectivas afirmativas e em diálogo permanente com diversos movimentos culturais dentro e fora dos municípios”.
O Festival Mix age então “no sentido de fomentar e incentivar eventos culturais na cidade” para “empoderar” não só Suzano, seus agentes e cidadãos, mas “toda uma atmosfera de possibilidades para produção e organização cultural”.
Além disso, também são objetivos o “fomento da economia criativa” e a “geração de emprego e serviços para cultura dentro e fora da cidade, sobretudo entre comunidades afirmativas, mestres de cultura popular e demais pesquisadores Multilinguagem”.
Tudo isso estará disponível de maneira aberta e gratuita à população, a partir de lives e vídeos gravados no YouTube e no Facebook do Teatro Contadores de Mentira, onde é possível conferir o line-up completo.
Organização
O Festival Mix é o resultado da colaboração mútua entre a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano e a Associação de Cultura e Cidadania/Teatro Contadores de Mentira, que engloba uma instituição e um grupo, ambos fundados em 1995.
Já são, portanto, 25 anos de atuação ininterrupta “na formação e na produção artística, cultural e cidadã dentro e fora da cidade, criando projetos, espetáculos, festivais, encontros e feiras, além de um diálogo de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude”.
Fonte: AI