contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

LISANDRO REGISTRA E CONFIRMA CANDIDATURA À PREFEITURA DE SUZANO - POÁ COM ACENTO

publicado em:29/09/20 11:24 AM por: Redação Eleições
Cleber Lazo

O vereador Lisandro Frederico registrou a candidatura a prefeito de Suzano. A Justiça Eleitoral atendeu, na tarde desta sexta-feira (24/09), o pedido do parlamentar e liberou o acesso ao sistema CANDEx, onde são registradas as candidaturas.

Na prática, a Justiça reconheceu que o partido Avante conta com divergências internas e, por isso, Lisandro retoma os acessos ao CANDEx concedidos à Comissão Provisória do Avante em Suzano. Desta forma, o parlamentar consegue confirmar não apenas a disputa à Prefeitura, mas, também, regulariza os 29 candidatos que concorrerão às vagas a vereador.

“A democracia está sendo preservada pela justiça. Suzano não poderia ter essa mancha na sua história democrática”, comemorou Lisandro. O acesso ao CANDEx é resultado da ação movida pelo vereador na Justiça Eleitoral, após ser vítima de mais uma tentativa de golpe que poderia tirá-lo da disputa.

Em abril de 2020, Lisandro saiu do PSD e se filiou ao Avante, com o compromisso da Executiva estadual do partido de que seria candidato ao Executivo. O vereador, que assumira a presidência da legenda na cidade, formou uma chapa para a disputa do Legislativo. Quando instituída pela Estadual, a comissão presidida por Lisandro tinha previsão de ser encerrada apenas em 2022.

Após quatro meses de trabalho e com a chapa completa de vereadores, a diretoria da comissão provisória foi destituída de forma arbitrária, sem nenhum comunicado a Lisandro. Em 28 de agosto, então último dia útil antes do início do período das convenções municipais, Lisandro descobre que havia perdido a presidência do grupo formado por ele na cidade. Nenhuma comunicação dos órgãos superiores foi feita no momento da destituição.

Somente no dia 3 de setembro, Lisandro é avisado pelo Avante que não seria mais candidato a prefeito, por uma decisão da Executiva Estadual. O novo presidente escolhido para comandar a legenda é um ex-filiado do PL, partido do prefeito Rodrigo Ashiuchi. Ele não é filiado nem mesmo ao próprio Avante.

“O Avante somente passou a ter representatividade em Suzano porque nós trabalhamos e conseguimos filiar centenas de pessoas. O partido saiu do zero para ter um vereador com mandato, um candidato a prefeito e uma chapa completa a vereador”, destacou Lisandro. “Despois de tudo isso, eles destituem a diretoria e entregam nas mãos de um ex-filiado do partido do meu opositor”, informou Lisandro.

Estatuto

Na avaliação do agora candidato a prefeito, o registro da sua candidatura atende ao que diz o Estatuto Partidário do Avante. “O Estatuto é muito claro ao dizer que cabe aos filiados da comissão municipal decidirem os rumos do partido na cidade. São eles que moram e conhecem o município. Então, como a Executiva Estadual acaba por entregá-lo nas mãos de uma pessoa que nem mesmo filiado é?”, questionou Lisandro.

A candidata a vice na chapa de Lisandro será apresentada nos próximos dias. A ação na Justiça Eleitoral sobre a presidência da sigla segue tramitando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O advogado especialista em Direito Eleitoral, Arthur Rollo, representa o vereador Lisandro.

“O registro da candidatura é um passo importante e que nos dá muita tranquilidade. Este alívio também mantemos em relação à presidência do partido, porque a lei está ao nosso lado”, finaliza Lisandro.

Fonte: AI




Comentários



Adicionar Comentário