contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

IDOSA É INTERNADA EM HOSPITAL DE CAMPANHA EM POÁ, MESMO NÃO SENDO PORTADORA DE COVID-19 - POÁ COM ACENTO

publicado em:26/05/20 6:02 PM por: Redação PoáSaúde
Leony Permanhani Costa

No dia 17 de maio de 2020, a senhora Cassemira Lopes Guimarães, 86 anos, cardíaca e hipertensa, foi levada ao hospital Dr. Guido Guida com falta de ar em decorrência de seus problemas cardíacos. A mesma retornou no dia seguinte, segunda-feira, para mostrar ao médico os exames de raio-X feitos no posto de saúde da Nova Poá. A médica solicitou que a idosa ficasse em observação até o dia seguinte, pois estava com sintomas de arritmia cardíaca.

Na terça-feira, seu filho Admilson retornou ao hospital para saber notícias mas não encontrou a mãe na ala de observação, pois a senhora havia sido transferida para o hospital de campanha, mesmo não tendo sido diagnosticada com Covid-19.

Além dos problemas cardíacos, a sra. Cassemira sofre com Síndrome do Pânico, e teve um importante agravamento em seu quadro devido ao despreparo de enfermeiros que estavam de plantão durante sua internação. Foi solicitado que a luz do quarto em que a senhora estava ficasse acesa durante a noite, mas o enfermeiro de pla

Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta

ntão ignorou a solicitação, deixando a sra. Cassemira transtornada, com medo de morrer (devido aos sintomas característicos de sua síndrome), além de realmente colocar sua vida em risco, já que estamos falando de uma senhora com problemas cardíacos, idosa e que não pode ser exposta a situações que causem grandes alterações emocionais.

Em nota enviada por e-mail, os responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde informaram que a internação em questão seguiu o seguiu os protocolos do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica, mas não comentaram o episódio do enfermeiro que ignorou a solicitação da sra. Cassemira.

De acordo com protocolo do HumanizaSus – A Política Nacional de Humanização (PNH), que existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários – os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta, o que foi claramente desrespeitado durante a internação da sra. Cassemira.

Outro problema relacionado a situações de stress como a sofrida pela paciente é a queda de imunidade. De acordo com o neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Fernando Gomes, “a preocupação excessiva interfere no funcionamento do hipotálamo e isso pode reduzir o poder da nossa imunidade”, ou seja, além da exposição ao vírus, a paciente teve o agravante de uma situação de stress, que ocasiona queda da imunidade, abrindo ainda mais as portas para o contágio de doenças como o Covid.

Após exposição ao Covid no hospital de campanha em Poá, a paciente foi diagnosticada com a doença e no momento, encontra-se de quarentena em sua casa.

O filho Admilson Lopes fez um vídeo explicando tudo o que houve, o qual repercutiu muito na internet

IDOSA É INTERNADA EM HOSPITAL DE CAMPANHA, MESMO NÃO SENDO PORTADORA DE COVID-19

IDOSA É INTERNADA EM HOSPITAL DE CAMPANHA, MESMO NÃO SENDO PORTADORA DE COVID-19No domingo dia 17 de maio de 2020 a família da senhora Cassimira Lopes Guimarães, 86 foi levada pela família, para tratar do seu problema de coração no Hospital Municipal de Poá Guido Guida.A paciente fez um exame de raio-x e voltou para casa, no dia 18 o filho Admilson Lopes Paixão levou a mãe as 10 horas para saber o resultado do exame, ficou em observação até as 17h30 e foi informado pela equipe médica que ela teria que passar a noite em observação.Quando voltou no outro dia, ninguém sabia onde a mãe estava, após procurar pela paciente idosa, o filho foi informado que ela havia sido transferida para o Hospital de Campanha que foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poá, para atender casos de Coronavírus, e a família não foi informada disto.Veja o vídeo que o filho músico Admilson, o Amigos do Presidente fez e relata o ocorrido.Nosso departamento de jornalismo está resportando o caso para uma matéria no portal www.poacomacento.com – Solicitamos através da assessoria de imprensa da prefeitura informações do ocorrido, e estamos aguardando a resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Poá (SP).#denúncia #jornalismo #HospitalDeCampanha #Coronavírus #Covid #PoaSP #PCA #idosa #saude #pandemia

Posted by POÁ COM ACENTO on Friday, May 22, 2020





Comentários



Adicionar Comentário