#CORONAVÍRUS: NARGUILÉ EM USO COLETIVO É VEÍCULO PARA TRANSMISSÃO DO COVID-19, HEPATITE C E TUBERCULOSE - POÁ COM ACENTO
Até quando a Prefeitura de Poá, a Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária irão permitir sem orientar e fiscalizar o uso de Narguilé coletivo? Onde é comum o compartilhamento, ou seja, o uso coletivo da piteira, pois segundo o doutor em anatomia e coordenador do projeto Tababagismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Celso Conegero, faz um alerta na mídia GMC On Line sobre os usuários de narguilé e também do tereré, já que a bomba usada no uso é compartilhada.
O médico afirmou que isto pode ajudar na propagação do coronavírus, pois uma das formas da doença ser transmitida, é pela gotícula da saliva que fica no narguilé que é compartilhada entre os usuários.
Já está também provado que o uso coletivo da piteira pode transmitir outras doenças respiratória como, bronquite, enfisema pulmonar. E segundo a Organização Mundial da Saúde estima que uma sessão, com média de 20 a 80 minutos, equivale a exposição tóxica de cem cigarros.
Será que não é um momento de baixar um decreto para evitar uma contaminação coletiva na cidade?