PRESIDENTE APRESENTA CÂMARAS TÉCNICAS DO CONDEMAT - POÁ COM ACENTO
Consórcio tem 14 grupos de trabalho permanentes em 2020 e começa atividades com capacitação na área de recursos hídricos
O prefeito Marcus Melo, presidente do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, participou na manhã desta terça-feira (07/01) de uma reunião com os gestores municipais que estarão à frente das Câmaras Técnicas neste ano. São 14 grupos de trabalho permanentes que atuarão no levantamento das demandas, compartilhamento de experiências, elaboração de projetos, realização de eventos e suporte ao Conselho de Prefeitos.
Entre as novidades de 2020 estão a criação da Câmara Técnica da Agricultura e a unificação das Câmaras de Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres. Os outros grupos de trabalho são Cultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Educação, Esportes, Finanças, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Habitação, Planejamento e Urbanismo, Programas e Projetos, Saúde, Segurança e Turismo.
Além desses, há quatro Câmaras Técnicas Especiais, acionadas em projetos específicos. São elas: Bem-Estar Animal, Infraestrutura, Legislativo e Jurídico.
“Foram feitas algumas alterações para otimizar os grupos de trabalho nas áreas estratégicas para os municípios e o objetivo principal desse encontro foi justamente discutir com os novos coordenadores um planejamento preliminar do que o consórcio vai realizar em 2020 para fortalecer a nossa Região. Esse ano vai ser melhor, a economia está avançando e temos de aproveitar as oportunidades para executar ações e projetos regionais”, ressaltou o presidente do CONDEMAT.
Nos próximos dias terão início as reuniões das Câmaras Técnicas com a participação dos representantes dos 12 municípios consorciados e a definição das metas de cada uma das áreas para apresentação ao Conselho de Prefeitos.
Algumas ações ligadas às Câmaras Técnicas terão início ainda neste mês, como a capacitação dos técnicos dos municípios para elaboração de projetos direcionados ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Como no mês de março será aberto chamamento para apresentação de propostas, a meta é que as cidades do Alto Tietê tenham projetos aptos a receber recursos financeiros.
“Temos R$ 130 milhões do Fehidro disponíveis e a maior dificuldade dos municípios em acessar esses recursos está na elaboração dos projetos. Por isso, vamos capacitar os técnicos para que mais cidades do Alto Tietê possam ter propostas aprovadas”, explicou o prefeito Marcus Melo, que é também presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
Abaixo, a composição das Câmaras Técnicas do CONDEMAT 2020 e respectivos coordenadores titulares e suplentes:
Agricultura
Renato Abdo – Mogi das Cruzes
Douglas Nepomuceno – Salesópolis
Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres
Alex Vitarele – Guarulhos
Michele Ribeiro – Santa Isabel
Cultura
Geraldo Garippo – Suzano
Margarete Silvestrini – Mogi das Cruzes
Desenvolvimento Econômico e Inovação
José Carlos Cardoso Junior – Santa Isabel
André Loducca – Suzano
Educação
Leandro Bassini – Suzano
Miriam Chida Lorca – Biritiba Mirim
Esportes
Luiz Gustavo Santana – Guararema
Ronaldo Nava – Itaquaquecetuba
Finanças
Caio César Vieira de Araújo – Arujá
Clóvis da Silva Hatiw Lu Junior – Mogi das Cruzes
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Daniel Teixeira de Lima – Mogi das Cruzes
Solange Wuo – Suzano
Habitação
Silvio Figueiredo – Guarulhos
João Victor de Souza Ferraz Silva – Mogi das Cruzes
Planejamento e Urbanismo
Cláudio Rodrigues – Mogi das Cruzes
Claudinei de Souza – Poá
Programas e Projetos
André Luís Leme da Cunha – Guararema
Francisco Cardenas – Mogi das Cruzes
Saúde
Adriana Martins de Paula – Guararema
Paulo Arouca Sobreira – Salesópolis
Segurança
Edson Roberto de Moraes – Guararema
Comandante Ramos – Ferraz de Vasconcelos
Turismo
Ricardo Balcone – Guarulhos
Nel Tarcílio – Santa Branca