contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

CASA DA CRIANÇA DE ITAQUAQUECETUBA COMPLETA 69 ANOS NESTE SÁBADO - POÁ COM ACENTO

publicado em:5/10/19 10:59 AM por: Redação Região

Uma Instituição Civil, sem fins lucrativos, com trabalhos socioassistenciais, atualmente a entidade atende 20 acolhidos e 350 em aulas de ballet clássico, além de 30 participantes do Projeto Acorde, que prepara crianças para a iniciação musical

A Casa da Criança de Itaquaquecetuba completa 69 anos de fundação neste sábado (05 de outubro). Uma Instituição Civil, sem fins lucrativos que atua com crianças e adolescentes em situação de risco, em programa especial de atendimento de acolhimento institucional no município de Itaquaquecetuba, a entidade oferece às crianças e adolescentes um lar em regime temporário, mesmo que substituto, com assistência aos cuidados básicos alimentar, de higiene e saúde, educacional, recreativa, cultural, esportivo e profissionalizante.

O acolhimento é voltado às vítimas de maus tratos físicos, psicológico e abuso sexual, do município de Itaquaquecetuba, cujos direitos básicos tenham sido ameaçados ou violados. Ao todo, são atendidos 20 acolhidos e 350 em aulas de ballet clássico, além de 30 participantes do Projeto Acorde, que prepara crianças para a iniciação musical.

Para muitos, o abrigo temporário representa uma oportunidade de retornar para um ambiente familiar mais estruturado. Já para outros, é apenas um caminho para que possam integrar uma nova família por meio da adoção ou mesmo conseguir uma formação para que possa se manter sozinho após a maioridade.

São histórias que envolvem desde agressões até abuso sexual, bem como a violação a seus direitos fundamentais, expressos em lei, que a situação social não possa gerar o acolhimento de uma criança. A rotina no abrigo é a mesma que de uma residência comum, porém, em uma escala maior e mais organizada.

Com idade até 17 anos, os jovens acolhidos na entidade recebem atendimento integral, conforme detalha a gestora da instituição, Maildes Ferreira de Holanda.

“As atividades são estabelecidas conforme a faixa etária. Eles vão à escola, fazem cursos, se preparam para o mercado de trabalho. São capacitados para que tenham uma formação enquanto cidadãos e, sobretudo, tenham condições de se manterem fora do abrigo. Já a rotina da casa é normal, mas regrada. Como são muitas crianças, é preciso certo controle para manter tudo em ordem”, explica.

Além do trabalho com os menores, a entidade presta apoio também às famílias. Tais ações têm o propósito de dar condições para que os abrigados possam novamente voltar a viver junto de seus familiares.

“O objetivo principal é fazer com que as crianças possam retornar para o convívio com parentes. Somente quando todas as chances são esgotadas é que são encaminhadas para adoção. Neste processo de manutenção de vínculo, também permitimos o contato da família com eles. Sendo assim, além do trabalho psicológico ofertado, também somos abertos às visitas” destaca.
Segundo a gestora, os resultados desse fortalecimento de vínculos podem ser comprovados por alguns dados.

“Antes de 2010, quando assumimos a gestão, o tempo de acolhimento das crianças durava em média oito anos. Hoje, essa espera é de apenas 19 meses. Ou seja, com esse trabalho, nós conseguimos reduzir de forma muito significativa o tempo de espera, o que é muito importante para estes jovens”, comenta.

Maildes destacou por fim que todo esse bom resultado, bem como o atendimento de qualidade prestado, só é possível graças à colaboração de apoiadores.

“Contamos com o auxílio de pessoas físicas e jurídicas que nos ajudam de diversas formas, seja com dinheiro, produtos, serviços, entre outros. E esse apoio é fundamental, só temos a agradecer a cada voluntário e patrocinador de ações”, finaliza.
Para contribuir com a Casa da Criança de Itaquaquecetuba podem entrar em contato por meio do telefone 4642-7251. Outra forma de colaborar é participando dos eventos promovidos para arrecadar fundos para a manutenção da entidade. O próximo será realizado no dia 11 de outubro, para celebrar o Dia das Crianças. Trata-se da Campanha Aprender Brincando. Informações sobre os eventos podem ser encontradas no site www.casadacriancaitaqua.org.br e redes sócias como facebook e instagram.

Campanha “Aprender brincando”
O Dia das Crianças está chegando e a Casa da Criança está com uma programação especial para este que também é o mês de aniversário da entidade. Até o dia 08 de outubro, em parceria com o Itaquá Garden Shopping e o 35º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), a instituição pretende arrecadar jogos educativos. O objetivo da campanha “Aprender brincando” é captar 500 jogos educativos que serão direcionados para crianças atendidas pela Casa, além de projetos sociais parceiros.

As doações serão encaminhadas para as crianças atendidas pela entidade que hoje acolhe 20 crianças e adolescentes, além de 350 atendidas pelo ballet e, ainda, 30 participantes do Projeto Acorde, que insere os menores na inicial musical.
A entidade ainda vai direcionar parte das doações para projetos sociais parceiros como a Sunipa e Associação dos Moradores do Parque Piratininga (Ampapi).

“Para participar da ação, basta retirar uma cartinha na administração do shopping ou na Casa da Criança. A entrega será no dia 11 de outubro, a partir das 18 horas, na entrada 2 do Itaquá Garden Shopping, um evento aberto ao público, com atividades para as crianças”, explica a gestora da instituição, Maildes Ferreira de Holanda.

Fonte: AI / Foto: Douglas Cordeiro




Comentários



Adicionar Comentário