Comunidade de skate de Poá celebra obstáculos da SLS doados para projeto social que atende 150 crianças - POÁ COM ACENTO
Por Mércia Susuki
Evento na ONG Social Skate oficializou a doação, com presença da Secretária de Esportes de São Paulo, Helena Reis; da vice-presidente da CBSk, Aline Dantas; Secretário Municipal de Esportes de Poá, Diogo do Nascimento Ferreira; vereadores e skatistas profissionais

As diversas crianças que são atendidas pela ONG Social Skate marcaram presença
Poá, SP – – A comunidade de skatistas Poá (SP) celebrou na terça-feira, 13, a entrega oficial dos obstáculos utilizados no SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros, realizado em dezembro no Ginásio do Ibirapuera, à ONG Social Skate, que atende 150 crianças e adolescentes do bairro Calmon Viana, na periferia da cidade.
O evento, realizado na quadra do projeto social, contou com a presença de autoridades, líderes comunitários, skatistas profissionais e das crianças assistidas pela Social Skate. Fundada em 2011 por Testinha e sua ex-esposa, a pedagoga Leila Vieira, a ONG Social Skate surgiu a partir do trabalho que ambos realizaram por mais de uma década com jovens internados na Fundação CASA (antiga Febem). Desde a criação, aproximadamente sete mil crianças e adolescentes passaram pelo projeto.
Siga o canal do portal de notícias POÁ COM ACENTO no WhatsApp

A secretária Estadual de Esporte Helena Reis com o idealizador Sandro Testinha
“A gente começou há muitos anos com o sonho de oferecer a essas crianças a possibilidade de sonhar. Agora chegou o momento de não só sonhar, mas começar a realizar nossos sonhos em um espaço mais digno e confortável”, afirmou Sandro Testinha emocionado. “É um dia muito significativo para nós, mas é apenas mais um passo nessa trajetória”, ressalta o skatista com 34 anos de experiência que não mede esforços para que o projeto evolua e atenda cada vez mais a nova geração.
O legado da Street League Skateboarding para as cidades onde realiza suas etapas ocorre desde 2022, quando a liga realizou o SLS Super Crown no Rio de Janeiro. Desde então, a final mundial de skate street foi sediada em São Paulo (2023 e 2024), com os obstáculos beneficiando projetos sociais e espaços públicos da Região Metropolitana da capital.

A coordenadora pedagógica Leila Vieira e a secretária estadual de Esportes Helena Reis
“O papel do esporte é transformar realidades. É por isso que nós temos que apoiar projetos como este, que chegam onde a política pública tem que chegar, nas comunidades, nas favelas. Esse é um pequeno passo para uma transformação gigante”, afirmou a Secretária Helena Reis. “Quando nós trouxemos o SLS pela primeira vez para o Ginásio do Ibirapuera, saiu em todos os meios de comunicação que o skate saia da marginalidade e chegava ao espaço nobre. Isso não é mérito nosso. Isso é mérito desta comunidade e de projetos como este, que estão elevando o nome do skate”, destaca.
Corrimãos, hubbas, caixotes, bancos, entre outros obstáculos da pista construída no Ginásio do Ibirapuera, em 2024, foram doados para quatro locais do Estado de São Paulo que trabalham com projetos que utilizam o skate como ferramenta de inclusão social e envolvem milhares de crianças e jovens apaixonados pela modalidade. Além da ONG Social Skate, foram beneficiadas a Associação de Skate, Esporte, Cultura, Arte e Lazer “Prafinha” (bairro Real Parque), a Quadrespra “Quadrinha Espraiada” (Vila Congonhas) e o Clube da Comunidade Arena Radical (Vila Olímpia).
“É muito emocionante estar neste espaço junto ao Testinha, uma referência do skate nacional. Este é um projeto de muita responsabilidade, que vem há muitos anos galgando uma história de fomento ao skate e modificando vidas através do esporte”, afirmou Aline Dantas, Vice-presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk). “Essa é a base do skate brasileiro, não as Olimpíadas. Tudo começa aqui e a CBSk se coloca à disposição do projeto, de todas as crianças e das Secretarias para seguirmos dialogando em prol do skate”, explica.
Estiveram presentes também no evento Diogo do Nascimento Ferreira, Secretário Municipal de Esportes de Poá, que é morador da codade há mais de 30 anos, que enfatizou a importância de projetos sociais ligados ao esporte e com ênfase socioeducativa como o liderado por Testinha para a comunidade. Participaram também alguns vereadores locais, e os skatistas profissionais Denis Silva Santos (Melhor Skatista do Brasil em 2019 e que disputou o SLS Select Series 2023), Fabio Cristiano, Paulo Rogério (Paulinho Barata), Giancarlo Naccarato e Amador Dreno Soares (instrutor da ONG e filho de Testinha), que integram o Time Socializando de Skate.
O SLS Super Crown World Championship apresentado pela BB Seguros tem apoio institucional do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. O evento é realizado pela AEESB.
Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do Championship Tour, informações de transmissão, e muito mais, acesse o site oficial da SLS. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.
Sobre a Street League Skateboarding – Desde a sua criação em 2010, a Street League Skateboarding (SLS) impulsionou o skate de rua de uma coleção de eventos independentes para uma renomada série global. Como pioneiros do sistema de qualificação premium e formato de competição da modalidade, a SLS oferece um caminho do amador ao profissional e cria eventos ao vivo emocionantes em todo o mundo. O SLS Championship Tour é reconhecido como a principal competição profissional de skate de rua do mundo. Os eventos acontecem em praças personalizadas, exclusivas e com certificação SLS nas principais cidades do mundo, com os melhores do esporte competindo. A Street League Skateboarding (SLS) faz parte da ThrillOne Sports & Entertainment, empresa de conteúdo de última geração que vive da ligação de esportes, entretenimento e estilo de vida, combinando os recursos da Nitro Circus, SLS, Nitro Rallycross e ThrillOne Media. Uma plataforma multimídia fundada em 2020, a empresa é dedicada à criação de eventos esportivos de ação alucinantes e conteúdo original, alimentados pelos atletas, talentos e marcas com entretenimento baseado em emoção. Também possui uma das maiores redes de esportes de ação com mais de 40 milhões de seguidores em suas várias páginas e canais de marca.
Sobre a AEESB
Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.
Fonte: AI / Foto: Marcelo Barker
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho
.