É verdade... Cantata de Natal da igreja Gileade - POÁ COM ACENTO
Por Sergio Rodrigues
A Igreja Apostólica Gileade realizou, no domingo (22) em Poá, sua sede, a “Cantata de Natal”. Na realidade, um culto especial em celebração a uma das mais importantes datas cristãs. Todavia, pode-se dizer que foi um espetáculo, de tão realística que foi a interpretação das diversas personagens, entre jovens, adultos e crianças que encenaram o nascimento de Jesus Cristo – um tema comum e caro ao período natalino.
Essas performances natalinas acontecem aqui e ali neste período do ano, no entanto o que se presenciou na sede da igreja Gileade foi um momento de rara beleza. A começar da própria dinâmica de pregação há uma diferença em relação aos ritos de diversas denominações neopentecostais. O chefe da igreja, pastor Valmir Tavares leva a pregação em ritmo de diálogo com a plateia, o que faz com que as mensagens que passa sejam melhores entendidas.
“Essa é a história verdadeira de um menino que nasceu”, disse ele entrando numa pausa da apresentação. “E eu queria perguntar a todos aqui presentes: ‘você entendeu o que aconteceu aqui’?” e fez um breve sermão sobre a palavra de Deus e sobre o sentido do Natal.
Valmir Tavares e a pastora Rosana Oliveira, sua esposa, iniciaram o ministério apostólico em 2004. ‘Gileade’, na Bíblia, quer dizer “o monte do testemunho”, uma região montanhosa a leste do rio Jordão (onde se localiza hoje o Reino da Jordânia). Há 2 anos, conta ele, começamos este trabalho sacerdotal com cinco pessoas: eu, minha esposa, minha sogra, um casal de amigos e nossas crianças.
Um trabalho impressionante, quando se observa um templo espaçoso, que mais se assemelha a um salão de festa, com cozinha, escritório, sala de reuniões, amplo espaço e um auditório com capacidade para 960 pessoas. “Para esta celebração, reduzimos a lotação para no máximo 800 pessoas, a fim de oferecer conforto ao público”, explicou Valmir.
A tecnologia é uma forte aliada durante os cultos. Um enorme telão de led, que lembra as antigas telas de cinema, dá vida aos discursos e pregações. E funciona como um enorme quadro de avisos, por exemplo, de um veículo mal estacionado, de uma presença que é solicitada – tudo isso sem interromper as celebrações. E o telão foi um espetáculo a parte na cantada de Natal.
O tema base é trivial, a história do nascimento do menino Jesus, a visita dos reis magos, a anunciação do anjo Gabriel a Maria. Mas tudo desempenhado com muita graça e capricho por parte dos fiéis que fizeram o papel de atores. Uma passagem interessante foi o momento em que Maria conta a seu noive José, que está grávida.
Pulemos para os dias atuais. Dá para imaginar uma esposa ou noiva contando ao companheiro que está grávida e por obra do Espírito Santo, hoje em dia? Seria uma loucura. Bem verdade que José pensou em ‘dar no pé’, mas foi convencido em sonho por outro anjo. Tudo isso contato com um desempenho estupendo do casal que interpretou ao pais do Cristo.
A passagem dos reis magos, que antes forem ter com Herodes, o rei da Galiléia que pretendia matar o anunciado Messais recém-nascido. Os três atores com as projeções do telão compuseram outro quadro maravilhoso da celebração. Um trabalho muito rico desempenhado por todos os envolvidos. “Olha mãe, é um bebezinho de verdade”, exclamou uma criança bem ao lado da equipe de reportagem do POÁ COM ACENTO, vendo o bebê no colo de Maria – prova de que a encenação foi mesmo digna de nota.
Havia um boneco nos bastidores. O pessoal da produção explicou depois que a ideia era utilizá-lo, mas alguém sugeriu a criança real. Ficou um ótimo quadro. As crianças também oram outro espetáculo à parte. Bem ensaiadas, elas cantaram, dançaram e fizeram coro para cantora Dayse Houston, a atração principal do espetáculo. Ela também é pastora da Gileade e estava visivelmente emocionada quando narrou a sua participação no evento.
“Somos uma igreja que procura estar próxima das pessoas. Estamos realizando um trabalho abrangente, cuja meta é atingirmos todos os bairros de Poá com nossa mensagem”, falou ela.
A Gileade tem uma dinâmica diferente. Não se exige que as pessoas doem o dízimo ou oferta. Em cada assento é deixado um envelope e depende da liberalidade de cada um. O fiel ou visitante pode colocar algum valor no envelope ou devolvê-lo vazio. Não é questionado sobre isso.
“Esta é uma igreja que, desde quando nasceu só prosperou”, explicou o pastor Vilmar, um advogado que se aposentou da profissão e resolveu dedicar-se ao sacerdócio. “Estamos já há 13 anos com nossa sede própria e temos um pouquinho mais de um mil membros”, enumerou ele. Segundo explicou, em suas abordagens nos cultos, procura tratar de temas cotidianos, que dizem respeito ao que as pessoas comuns vivenciam no seu dia a dia, como emprego, preocupações com o bem-estar das famílias e assistência aos necessitados.
Para a próxima terça-feira (31), último dia de 2024, o casal está convidando os Poaense para o Culto da Virada, às 18:00. Será, segundo anunciaram, um culto especial de agradecimento pelo ano que passou e oração pedindo bênção para o ano que entra. Uma boa oportunidade para quem não conhece a Igreja Apostólica Gileade, de se apresentado a uma doutrina moderna de evangelização.
Fotos: Adilson Santos / Ângulo Produções
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.