Feira de Brechós e Variedades celebra 11ª edição com poesia, cultura africana e homenagem ao movimento negro em Po - POÁ COM ACENTO
Da Redação
Poá, SP – A 11ª edição da Feira de Brechós e Variedades, organizada por Dona Flor, aconteceu neste final de semana , 23 e 24 de novembro, consolidando-se como uma oportunidade única para a cidade de Poá e região. O evento, que reuniu expositores de diversas cidades do Alto Tietê e outras regiões, proporcionou um ambiente rico em troca de experiências, networking e relacionamento, além de oferecer aos visitantes a chance de encontrar peças únicas e exclusivas.
Este ano, a feira trouxe uma programação especial, incluindo uma exposição de poesias de dois artistas locais: Rebeca Valim, uma jovem compositora, cantora e Ivam Galvão, jornalista, escritor, dramaturgo e ativista do movimento negro. A exposição foi uma homenagem aos 40 anos do Projeto Zumbi dos Palmares, marco histórico que simboliza o início de uma nova fase do movimento negro em Poá.
O Projeto Zumbi, iniciado em 1984, desempenhou um papel crucial na luta por igualdade racial na cidade e foi responsável pela criação da primeira Praça Zumbi dos Palmares do Brasil, inaugurada em 1985. Este espaço se tornou um símbolo de resistência e da valorização da cultura e história do povo negro no país. Em 2025, a praça completará 40 anos, e o evento marcou o início das celebrações dessa importante data.
A feira deste ano também contou com algumas peças inspiradas em culturas africanas, com peças e produtos que refletiram a diversidade e a beleza dessa herança cultural. Os visitantes puderam conferir criações exclusivas que dialogavam com o estilo e o significado da cultura africana, reafirmando a importância de resgatar e valorizar essa rica tradição.
Além disso, o evento ressaltou a continuidade do movimento negro em Poá, agora reunindo diferentes gerações para fortalecer a luta contra o racismo e promover a equidade. As poesias de Rebeca Valim e Ivam Galvão trouxeram reflexões profundas sobre a realidade atual, mostrando que, apesar dos avanços, as dificuldades e o racismo ainda persistem.
A Feira de Brechós e Variedades reafirmou sua posição como um espaço de empreendedorismo, cultura e diálogo, conectando a comunidade local e regional. Para 2024, espera-se que o evento cresça ainda mais, continuando a promover encontros que inspiram, transformam e fortalecem a resistência e a união.
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.