Dia da Consciência Negra - Reflexão, luta e valorização dos catadores - POÁ COM ACENTO
Hoje, no Dia da Consciência Negra, escrevo não apenas como presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (@ancatnacional ), mas como alguém que vive a realidade de ser catador e preto neste país. Este é um dia para refletirmos sobre as conquistas que alcançamos e, principalmente, sobre os desafios que ainda enfrentamos como trabalhadores essenciais para o meio ambiente e a sociedade.
O Atlas Brasileiro da Reciclagem mostra uma verdade que nós, catadores, já conhecemos: a maioria de nós é preta. Somos aqueles que, com as mãos, recuperam o que muitos descartam, contribuindo diretamente para a preservação ambiental e para a redução dos efeitos climáticos. Resgatamos embalagens, evitamos o desperdício e ajudamos a construir um futuro mais sustentável.
Mas, apesar desse trabalho essencial, a nossa remuneração continua baixa, insuficiente para garantir uma vida digna para milhares de famílias. Este é o reflexo de um problema maior: o racismo ambiental, que coloca os pretos nos trabalhos mais duros e menos valorizados, mesmo quando sua contribuição para a sociedade é imensa. Como catador, sinto na pele as dificuldades de quem trabalha no limite entre a sobrevivência e a luta por um planeta melhor.
Neste dia de reflexão, faço um apelo a todos: vamos reconhecer o valor dos catadores. Vamos lutar por uma sociedade mais inclusiva, onde o trabalho de quem cuida do meio ambiente seja valorizado. Precisamos de melhores condições de trabalho, remuneração digna e, acima de tudo, respeito.
A luta contra o racismo estrutural e ambiental é uma luta por um futuro mais justo. Como catador, como preto e como presidente da ANCAT, reafirmo o meu compromisso de continuar nessa jornada. Porque, juntos, podemos transformar realidades.
Fundador do CRUMA ‘Cooperativa de Reciclagem Unidos Pelo Meio Ambiente’ e presidente da ANCAT ‘Associação Nacional dos Catadores’
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.