contato@poacomacento.com(11) 96719-5194 facebooktwitterwhatsappinstagramyoutube

logo

Mara Bertaiolli ganha direito de resposta contra propaganda ofensiva de Caio Cunha - POÁ COM ACENTO

publicado em:4/10/24 12:55 PM por: Redação Eleições

Por Sandra Paulino / Rodrigo Dias

Justiça Eleitoral determinou que o atual prefeito de Mogi das Cruzes-SP publique em suas redes sociais um vídeo da liberal contrapondo mentiras divulgadas por ele

Mogi das Cruzes, SP – A candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes-SP pelo PL, Mara Bertaiolli, obteve direito de resposta, em ação na Justiça Eleitoral, contra o atual prefeito, Caio Cunha (Podemos), postulante à reeleição. O mandatário publicou, em rede social, mentiras a respeito da liberal, com direito a conteúdos descontextualizados.

A ação foi levada à Justiça Eleitoral pela coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, liderada pela candidata à majoritária pelo PL e por seu vice, Téo Cusatis (PSD), e que também abarca os partidos MDB, Republicanos, Progressistas e União Brasil.

Em sua página oficial no Instagram, Cunha atribuiu o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aplicado em Mogi à Mara, assim como o “mensalão”, datado em 2020 e ocorrido em Brasília-DF, entre outros fatos que nada têm de relação com a liberal.

A Justiça Eleitoral já havia acatado o pedido de remoção do conteúdo das redes sociais, via liminar, e seguia na análise do mérito do caso. Na sequência, o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável ao pedido da coligação de Mara quanto ao direito de resposta.

A mesma linha foi seguida pela juíza da 287ª Zona Eleitora, Ana Carmem de Souza Silva, que deu vitória à candidata a prefeita pelo PL. A magistrada determinou que um conteúdo restabelecendo a verdade deve ser postado na página do prefeito de Mogi e que deverá permanecer pelo dobro do tempo do vídeo que continha acusações contra Mara.

Outros casos
Em outra ação, Cunha teve de remover das redes sociais conteúdo com ataques à liberal por atribuir a ela crimes de corrupção – o que não é verdade. De pronto, a Justiça Eleitoral entendeu que tratava-se de mentira e decidiu pela exclusão imediata do material, a fim de evitar danos à reputação de Mara e à disputa eleitoral.

Jurídico
O Departamento Jurídico da coligação “Compromisso e Amor por Mogi” considera a mais recente decisão judicial uma “vitória da democracia”, uma vez que o objetivo das ações movidas até o momento contra os conteúdos compartilhados por Cunha é “restabelecer a verdade”.

De acordo com Jonatas Campos Palmeira, advogado da coligação encabeçada por Mara, a Justiça faz um trabalho importante de mediar a disputa e interferir em casos em que há ilegalidades e que podem levar o eleitor a uma leitura equivocada:

“A disputa tem que ser justa, democrática e não pode escapar das regras da lei que visam, justamente, equilibrar a ação dos candidatos. Infelizmente, o que temos visto em Mogi (das Cruzes) são ações deliberadas e ataques sistemáticos à Mara (Bertaiolli)”, pontuou.

Veja o resultado aqui: Número 06004928320246260287

Fonte: AI

CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.

Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.

 





Comentários



Adicionar Comentário