Flávia Verdugo perde na Justiça após divulgar fake news sobre Diogo Pernoca - POÁ COM ACENTO
Por André Luiz de Almeida Diniz
Justiça Eleitoral dá 24 horas para retirada de publicações em redes sociais, sob risco de multa
Poá, SP – A Justiça Eleitoral concedeu nesta segunda-feira (dia 30) o direito de resposta do candidato a prefeito de Poá, Diogo Pernoca (PODE), da coligação “Todo Poaense Merece Ser Feliz” contra a candidata Flávia Verdugo (PL), por replicar notícias falsas veiculadas em um jornal de circulação regional no Alto Tietê.
O pedido concedido pela juíza Vanêssa Christie Enande, da 219ª Zona Eleitoral de Poá faz menção ao uso das redes sociais da candidata de notícias elaboradas pelo jornal “Gazeta Regional”, na edição 544, que circulou na semana passada. Os advogados da campanha de Pernoca afirmam que as notícias são falsas e que podem atingir a honra do candidato, influenciando negativamente a percepção do eleitor.
A Justiça Eleitoral havia concedido antecipação dos efeitos de tutela de ordem liminar para a retirada da publicação e abstenção de novas publicações, e agora a juíza eleitoral deu ganho de causa ao candidato do Podemos.
Na decisão, a juíza reforça que nos termos da lei eleitoral vigente, o impulsionamento de conteúdo só poderá ser feito para promover ou beneficiar candidato, partido político ou federação que o contrate, e que foi verificado o uso de dinheiro de campanha para atacar a honra do concorrente Pernoca, que está à frente nas pesquisas de opinião para a Prefeitura de Poá.
A determinação da Juíza é de que todos os posts que façam menção às reportagens sejam retirados em um prazo de 24 horas, e que todas as publicações relacionadas sejam suspensas, sob pena de multa.
O candidato Pernoca se manifestou e comemorou a decisão da Justiça Eleitoral de Poá contra o uso de fake news na campanha ao Paço Municipal.
“O uso de notícias falsas e de táticas como essas mostram mais sobre o outro lado do que sobre nós. Estamos aqui para fazer uma campanha limpa, séria, andando por todos os cantos da cidade. Não nos escondemos e falamos de coração aberto com o poaense. E é neste diálogo aberto que defendemos que todo poaense merece ser feliz”, afirmou.
Click aqui e acesso a sentença do processo: Processo número 06006297520246260219
Fonte: AI / Foto: Divulgação do Processo
CANAL DO LEITOR: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO, CONTATO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO E DENÚNCIA PARA O PORTAL POÁ COM ACENTO clicando aqui.
Receba as notícias em primeira mão no seu celular: Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em nosso grupo do Portal de Notícias POÁ COM ACENTO, e você receberá nossas notícias e reportagens. Click aqui e faça sua escolha: WhatsApp – Telegram. Siga também o Canal Oficial no YouTube clicando aqui e não esqueça de ativar a notificação no sininho.